Foto: Hangzhou 2022 |
Atualzação às 14:06
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta segunda-feira (9) que críquete, flag football, beisebol/softbol, Lacrosse e Squash foram indicados para fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão disputados em Los Angeles (USA).
As modalidades foram indicadas pelo comitê organizador de Los Angeles.
O críquete, que está fora dos Jogos desde 1900 quando teve apenas uma partida, vai voltar com a modalidade T20. Já o flag football, é uma versão amigável do futebol americano.
O Beisebol e Sofbol estiveram entre 1996 e 2008, e voltaram em 2020 após serem escolhidos pelo comitê organizador de Tóquio.
O Lacrosse fez parte dos Jogos de 1904 e 1908, enquanto o squash busca estrear no evento.
O desejo pelo dinheiro dos direitos de transmissão da Índia é o que move a entrada do críquete nos Jogos. Atualmente, estima-se que os detentores indianos pagam 15.6 milhões de libras esterlinas. Com a inclusão do críquete, o valor deve subir para 10 vezes o valor.
O flag football é bancado pela Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), e pode contar com diversas estrelas nas equipes, para aumentar o interesse do esporte mundo afora.
O Lacrosse usará o formato Sixes.
Já na questão do retorno do Beisebol e Softbol, o COI terá que lidar com o problema de não estourar o limite de 10.500 atletas nos Jogos.
O Squash jamais esteve presente nos Jogos Olímpicos.
A decisão,que segue uma intensa discussão entre o comitê organizador de 2028 e o Comitê Olímpico Internacional, será oficializada durante a 141ª sessão do COI, que terá inicio no domingo (15).
0 Comentários