Últimas Notícias

Nova Zelândia confirma favoritismo com goleada histórica e conquista vaga para Paris 2024

Jogadores de Nova Zelândia comemoram classificação para Paris 2024
Foto: Divulgação/OFC Oceania Football

Neste sábado (9), foi decidida a vaga da Oceania para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Dessa maneira, a final do Torneio de Qualificação Olímpica de Futebol Masculino da Oceania disputada entre Nova Zelândia e Fiji representava, na verdade, o começo de um longa jornada. Embora os donos da casa fossem os favoritos, esperava-se uma partida em que ambas equipes estivessem cautelosas, já que cada gol era determinante. No entanto, não foi isso que ocorreu e a Nova Zelândia dominou a partida por completo, furando o bloqueio de Fiji por quase 10 vezes, em um jogo que acabou 9 a 0.

A final

Os neozelandeses já haviam demonstrado sua ampla superioridade ao longo do campeonato, mas já que a partida entre as equipes, na fase de grupos, havia ficado 3 a 1 em seu favor, era esperado um equilíbrio na partida decisiva. Contudo, essa expectativa foi embora aos 3 minutos de jogo, quando após uma falta boba dentro da área, o atacante Riley Bidois converteu a penalidade, marcando o primeiro da partida. Depois de 3 minutos, ele fez o segundo, dessa vez, de cabeça. Com o placar de 2 a 0 se mantendo, Fiji se sentiu à vontade para subir sua marcação e foi aí que, após um longo lançamento, seguido por um cruzamento rasteiro, o camisa 9 neozelandês estava lá para marcar o seu terceiro gol na partida.

Ainda no primeiro tempo, uma nova penalidade surgiu. Dessa vez, o defensor de Fiji perdeu o tempo da jogada e, em vez de acertar a bola, atingiu somente o jogador adversário, levando o seu segundo cartão amarelo e, consequentemente, sendo expulso da partida. Com a marcação, Jesse Randall foi para a cobrança e, após deslocar o goleiro, marcou o quarto gol da decisão. Na reta final, Riley Bidois marcou mais uma vez, após a bola sobrar em seus pés dentro da grande área.

Por fim, na metade final, outros 4 gols foram marcados. Desses, destaca-se o do camisa 8, Liam Gillion, que balançou as redes em uma bela cobrança de falta. Cerca de 10 minutos depois, o camisa 9 neozelandês marcava o seu quinto e último gol na partida, ampliando a vantagem para 7 a 0. Ainda houve tempo para, aos 78 minutos, Inoke Turagalailai marcar um gol contra e ver o placar marcando mais um para a Nova Zelândia. Antes do apito final, Keegan Kelly bateu de primeira no contrapé do goleiro, encerrando a vitória por 9 a 0 e oficializando a presença da Nova Zelândia em Paris 2024.

O torneio

Após uma final com goleada, pênalti, expulsão e até gol contra, chegou ao fim o Torneio de Qualificação Olímpica de Futebol Masculino da Oceania disputado em Auckland, Nova Zelândia. Como se não bastasse o título, os donos da casa tiveram números assustadores durante a competição. Se desconsiderarmos a estreia, em que não houve jogo devido a ausência de Papua Nova-Guiné, a seleção neozelandesa teve 20 gols marcados e apenas 1 sofrido em 3 jogos. Além disso, ainda teve o artilheiro da competição, Riley Bidois, que marcou seus 5 gols na decisão.

Agora, os neozelandeses começam a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que ocorre em menos de um ano.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar