Últimas Notícias

Laís Nunes disputará repescagem que pode valer vaga olímpica no Mundial de Wrestling

Laís Nunes venceu duas lutas e vai brigar por vaga em Paris 2024. - Créditos: UWW

 

A brasileira Laís Nunes estará na disputa por medalha e consequentemente por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Campeonato Mundial de Wrestling 2023, que está sendo disputado em Belgrado, na Sérvia, é a primeira seletiva para as próximas olimpíadas e teve nesta quarta-feira (20) Laís competindo na categoria 62kg, estilo livre feminino.

 

Laís Nunes volta aos tapetes amanhã (21) para disputar a repescagem da competição, visando a medalha de bronze e também uma vaga em Paris. Cada uma das 18 categorias olímpicas irá classificar cinco atletas, sendo eles os primeiros e segundos colocados, além dos dois terceiros e o vencedor de um combate entre os quintos colocados, totalizando 90 vagas distribuídas no Mundial deste ano.

 

Cabeça de chave número 5 da categoria 62kg, Laís estreou contra a espanhola Lidia Perez Tourino. A brasileira partiu para cima e marcou 1 a 0 ao retirar a lutadora da área permitida. Em seguida, Laís fez uma projeção de quatro pontos, com uma transição de single leg para double leg: 5 a 0. Quando a luta reiniciou, Laís fez mais dois pontos para abrir 7 a 0, (novamente depois de um single leg) e em seguida passar para as costas da oponente, 9 a 0. Laís retirou mais uma vez Lidia da área delimitada para fechar o placar em 10 a 0 e seguir para as oitavas de finais.

 

Na luta seguinte, Laís enfrentou Anastasija Grigorjeva, da Letônia. A brasileira voltou a caminhar para frente e buscar a vitória ainda no primeiro round. Primeiro Laís retirou a oponente da área permitida duas vezes e fez 2 a 0. Na sequência, Grigorjeva tentou projetar a brasileira, mas sofreu um contragolpe. Laís passou para as costas da oponente e fez 4 a 0. O técnico letão lançou o desafio, mas a arbitragem manteve a decisão e Laís recebeu mais um ponto: 5 a 0. Em seguida, a brasileira conseguiu uma queda para abrir 7 a 0. A brasileira repetiu o single leg e fez 9 a 0, para na sequência, retirar Grigorjeva da área delimitada e vencer por superioridade técnica (10 a 0) ainda no primeiro round.

 

Nas quartas de final, Laís enfrentou a japonesa Sakura Motoki. O placar de 10 a 0 não reflete o quão acirrado foi o combate. Motoki resolveu utilizar o ankle pick, pegada atrás do tornozelo, para passar pela defesa da brasileira e conseguir fazer 8 a 0. No segundo round, Motoki voltou a utilizar a técnica de pegada no tornozelo e fechou o placar em 10 a 0. Como a japonesa avançou para final, Laís regressa nesta quinta-feira para disputar a repescagem às 5h30, horário de Brasília.



Agora para conquistar a vaga olímpica, Laís Nunes enfrentará na repescagem a vencedora do confronto entre a búlgara Byliana Dudova e a uzbeque Ariukhan Jumabaeva. Caso vença, Laís enfrenta a norueguesa Grace Bullen na disputa pela medalha bronze. Se vencer a disputa do terceiro lugar estará classificada para os Jogos de Paris. Se perder, a lutadora fará um combate contra quinta colocada para definir quem garante vaga nos Jogos Olímpicos.

 

Na categoria 68kg, Grabriela Pedro foi outra representante do wrestling brasileiro. Ela estreou contra a revelação mexicana, Alejandra Arriaga, e foi superada por 4 a 1. Como Arriaga parou na luta seguinte, a brasileira foi impedida de retornar para repescagem e encerrou sua participação no Mundial.

 

Além de Laís, que disputa a repescagem amanhã, o Brasil ainda terá mais quatro competidores no Mundial, todos eles no estilo greco-romano, em que lutam: Joilson Júnior (77kg), Ronisson Brandão (87kg), Igor Queiroz (97kg) e Eduard Soghomonyan (130kg).

 

 

Confira a programação dos brasileiros no Mundial 2023

Dia 21/09 – quinta-feira

Laís Nunes categoria 62kg

Repescagem: 05h30 / Disputa de medalhas: 09h15 / Disputa da vaga olímpica entre os dois 5º lugares: 12h

- Joilson Júnior categoria 77kg e Eduard Soghomonyan 130kg

Eliminatórias: 06h e Semifinais: 12h

 

Dia 22/09 – sexta-feira

Igor Queiroz categoria 97kg

Eliminatórias: 06h e Semifinais: 12h

 

Dia 23/09 – sábado

Ronisson Brandão 87kg

Eliminatórias:06h e Semifinais:12h


Dia 24/09 – domingo

Ronisson Brandão 87kg (caso avance)

Repescagem: 05h30 / Disputa de medalhas: 09h15 / Disputa da vaga olímpica entre os dois 5º lugares: 12h


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar