![]() |
Novak tomou susto, mas passou de fase. Foto: John Minchillo/AP |
A primeira sexta de US Open, em Nova Iorque, teve grande partida no Arthur Ashe Stadium, Novak Djokovic(1) e seu compatriota Laslo Djere jogaram por 3h45m com o n°2 tomando susto após perder os dois primeiros sets, no final 4/6 4/6 6/1 6/1 6/3. Dois atletas da casa também avançaram, Taylor Fritz(9) precisou de apenas 1h30 para bater o qualifier Mensik por 6/1 6/2 6/0 e alcançar as oitavas de final. Frances Tiafoe(10) virou jogo de 4 sets e derrotou Mannarino por 4/6 6/2 6/3 7/6(6).
Iga Swaitek(1) passou o trator sobre sua amiga Juvan e em 49 minutos fez 6/0 6/1 para garantir a segunda semana de Grand Slam. No Louis Armstrong Stadium, Sorana Cirstea surpreendeu Elena Rybakina(4) e tirou a cazaque do US Open marcando 6/3 6/7 6/4. Coco Gauff(6) virou sobre Mertens pelas parciais de 3/6 6/3 6/0. Muchová(10) derrotou Townsend pelo placar de 7/6 6/3 em 1h55. Confira tudo o que rolou:
A noite da primeira sexta do Grand Slam nova-iorquino assistiu um clássico sérvio entre Novak Djokovic e Laslo Djere. 2° e 32° da ATP, respectivamente. Os primeiros dois sets foram surpreendentes com Djere jogando um tênis de alto nível e fazendo duplo 6/4 em 1h34m. Ao todo nos dois sets de Laslo, 7 aces para o Nole e 4/6 games salvos, em contraponto, Djere manteve os três saques em que enfrentou break point(BP). Os longos games foram mais controlados por Laslo e a primeira parte do jogo se abriu para o sérvio top-40. O segundo set, apesar de computar 10 games, durou apenas 38 minutos. 2x0 e surpresa na Louis Armstrong. Djokovic usou tempo de banheiro e voltou mais focado para o set mais importante da partida até o momento.
Mais focado e aproveitando a chuva de erros que Laslo cometia, além do visível nervosismo do adversário, Novak aumentou o ritmo e começou a bater mais forte na bola, cansando o adversário. Os sets 3 e 4 reconfiguraram rapidamente a partida com Nole fazendo duplo 6/1 em 1h28 de jogo, salvando 3/4 quebras e melhorando o saque no quarto set, Novak forçou Laslo a defender 4/10 BP. Djere também usou a parada para banheiro e voltou mais descansado e focado.
Djokovic abriu 4/1 no quinto set e parecia encaminhar seu triplo 6/1. No entanto, uma série de sets rápidos e uma melhora no jogo de Laslo transformou o placar em 5/3. A torcida fazia muito barulho e atrapalhou os atletas nos pontos finais. Djere desperdiçou break point em 5/3 40x30 com bola na rede. Djokovic perdeu match point e definiu em seguida 6/3 e oitavas contra Borna Gojo.
Taylor Fritz(9), dos EUA, teve vida fácil ao bater o qualifier Jakub Mensik, da Tchéquia. Apenas perdendo 3 games de 19 jogados. Fritz fez Mensik enfrentar 9 BP e o tcheco salvou 2 durante todo o jogo. Taylor aplicou 10 aces e não foi ameaçado, em 1h30 fez 6/1 6/2 6/0 e enfrenta mais um qualifier Dominic Stricker nas oitavas de final.
O estadunidense Frances Tiafoe(10) virou contra o cabeça de chave 22 Adrian Mannarino, da França, em jogo de 2h55m. O placar do primeiro set de 4/6 Mannarino foi construído com o francês salvando as 5 quebras enfrentadas e fazendo Tiafoe perder game de saque. Adrian perdeu set point. O segundo set foi controlado por Tiafoe que aplicou duas quebras e fez 6/2 para empatar a partida.
Com mais uma quebra no terceiro, o estadunidense perdeu set point, mas abriu vantagem em 6/3. As duas quebras para cada lado no quarto set forçaram o desempate no tie-break, Frances Tiafoe perdeu match point e fez 7/6(8-6). Nas oitavas de final terá o convidado Rinky Hijikata como adversário.
A n°1 do mundo e polonesa Iga Swiatek jogou apenas 49 minutos para derrotar a qualifier Kaja Juvan, da Sérvia. A polonesa aplicou pneu no primeiro set em apenas 23 minutos. O segundo, com game ganho e muito comemorado por Juvan, foi finalizado em 6/1. Iga Swiatek enfrenta Jelena Ostapenko nas oitavas.
![]() |
Iga não suou no Slam. Foto: AP Photo/Mary Altaffer |
A cazaque Elena Rybakina(4) foi derrotada em três sets para a romena cabeça de chave 30 Sorana Cirstea por 6/3 6/7(6) 6/4 após 2h47m na principal partida noturna da arena Louis Armstrong, a partida começou tranquila com Sorana quebrando sobre Rybakina no 4° game e abrindo o placar logo após com a parcial 6/3.
O segundo set, mais longo com 1h16m, foi o que mais cansou Elena, sentimento que a tenista demonstrou durante a partida. Após troca de quebras, o período foi ao tie-break, melhor para a cazaque que perdeu match point antes de fazer 7/6(8-6) sobre Cirstea. No último set, as atletas deram um show de tênis e 7 quebras, 4 a favor de Sorana que se mostrou mais inteira e aproveitou dupla falta de Rybakina para encerrar no placar 6/4. A top-30 enfrenta a top-15 Belinda Bencic.
A dona da casa Coco Gauff(6) virou jogo contra a belga Elise Mertens que venceu o primeiro set com duas quebras que engataram série de 4 games. 6/3 para a europeia. O segundo set, mais longo com 54 minutos, teve games longos com Gauff salvando 6/7 quebras e Mertens 3/6. Coco perdeu set point e empatou 1x1 com 6/3 devolvido. No terceiro set, Mertens não ameaçou a estadunidense e perdeu os três BP que enfrentou, ainda fez duas duplas faltas. Gauff fez seis games perfeitos e virou sobre a belga para disputar vaga nas quartas contra Caroline Wozniacki.
A tcheca Karolina Muchová derrotou a estadunidense Taylor Townsend em sets diretos. No set inicial, as atletas trocaram quebras e forçaram tie-break, a top-10 europeia marcou 7/6(7-0) para abrir o placar 1x0. No segundo set, Muchová desperdiçou dois break points e perdeu três match points, no final conseguiu fechar o set em 6/3 e ir para às oitavas de final. Enfrenta Xinyu Wang.
0 Comentários