Últimas Notícias

Posição da Grã-Bretanha contra russos conflita com interesse em sediar eventos de Ciclismo

Britânica e Russa em disputa nas Olimpíadas de Londres 2012. - Foto: arquivo AFP

 

A União Ciclística Internacional (UCI) alertou o governo do Reino Unido que as possibilidades dos britânicos sediarem futuros eventos de ciclismo, podem ser impactadas devido à sua postura, fortemente contrária em relação aos atletas russos e belarrussos.

 

A Escócia se prepara para sediar a edição inaugural do Campeonato Mundial de Ciclismo, em pouco mais de uma semana. Um total de 18 ciclistas da Rússia foram liberados pela UCI para competir como neutros no evento, que terá 13 disciplinas de ciclismo reunidas em 10 dias pela primeira vez, no entanto, dentro dos jogos foi informado pela UCI que apenas um deles se inscreveu para correr sob a bandeira neutra.

 

O governo do Reino Unido recomendou que os atletas da Rússia e de Belarus só poderiam competir na Grã-Bretanha se forem "autofinanciados" e fornecerem uma declaração privada por escrito de neutralidade aos órgãos governamentais nacionais, enfatizando que não representam os dois regimes.

 

De acordo com o jornal britânico The Times , o presidente da UCI, David Lappartient, enviou uma carta ao ministro do Esporte do Reino Unido, Stuart Andrew, expressando preocupação com a postura do país e acusando-os de mostrar falta de fé nas verificações de antecedentes realizadas por sua organização.

 

"Com o maior reconhecimento pelos esforços do Reino Unido e excelente histórico em sediar grandes competições internacionais, sinto-me compelido a transmitir nossa preocupação de que medidas como essas possam impactar na avaliação futura de propostas do Reino Unido para a organização de eventos da UCI", escreveu Lappartient.

 

O presidente da UCI reforçou ainda que acredita que, em qualquer relacionamento, a confiança recíproca é essencial e o fato de o governo do Reino Unido não ter mostrado sinais de confiança em nossa organização afetará nossa confiança no compromisso do Reino Unido com a organização de eventos esportivos nos próximos anos.

 

O alerta ocorre depois que o COI recentemente negou à capital inglesa, Londres, a chance de sediar um evento de qualificação para Paris 2024 devido à posição do governo do Reino Unido em relação aos atletas russos. O Parque Olímpico de Londres estava entre os locais considerados para sediar uma Série de Qualificatórias Olímpicas para breaking, skate, escalada esportiva e BMX freestyle marcada para junho do próximo ano.

 

No entanto, o COI decidiu encerrar as negociações após alegar que o governo do Reino Unido havia se oferecido para apoiar qualquer atleta britânico que optasse por boicotar um evento envolvendo atletas russos e belarrussos. O governo do Reino Unido negou tais alegações, insistindo que não defende o boicote de eventos mas considera "materialmente diferente" apoiar atletas que evitam enfrentar atletas que apoiem Vladimir Putin.

 

O COI decidiu que os atletas da Rússia e da Bielo-Rússia devem ser readmitidos em competições internacionais como indivíduos neutros, desde que não apoiem a guerra na Ucrânia e não sejam afiliados às forças armadas.

 

Glasgow e outras cidades da Escócia devem sediar provas válidas pelo Campeonato Mundial de Ciclismo entre os dias 3 a 13 de agosto.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar