Últimas Notícias

Nova pesquisa revela que população de Paris está descrente em relação às Olimpíadas

Anéis Olímpicos com a Torre Eiffel ao fundo. - Foto Benoit Tessier / Reuters 

 

Uma nova pesquisa de opinião na França identificou maior ceticismo entre os parisienses sobre a realização dos Jogos Olímpicos do ano que vem na capital. Paris recentemente comemorou o marco de um ano enquanto se prepara para sediar os Jogos, mas a pesquisa destacou as preocupações do público sobre a prontidão da segurança e do transporte para o evento.

 

A empresa francesa de pesquisa e consultoria de mercado Elabe publicou os resultados de sua pesquisa que questionou um total de 1.001 pessoas com mais de 18 anos. A pesquisa publicada no jornal francês Les Echos e constatou que 48% dos entrevistados estavam indiferentes sobre a perspectiva dos Jogos Olímpicos, enquanto 32% estavam descrentes e apenas 20% estavam entusiasmados. Entre os que expressaram dúvidas, 40% deles vieram de Paris, segundo a pesquisa.

 

"A descrença (sic) da população, que é mais acentuada na região de Paris do que nas províncias, é sem dúvida explicado por uma consciência mais aguda das dificuldades de mobilidade, tensões no mercado imobiliário e um medo de ver sua rotina interrompida durante os testes", disse Raphaël Tavanti Geuzimian, gerente de projetos econômicos do Institut Montaigne.

 

A pesquisa constatou que 63% dos entrevistados não acreditam que a França esteja preparada para sediar as Olimpíadas do ponto de vista da segurança, enquanto 58% estão preocupados com a prontidão do transporte para lidar com o aumento da demanda. Os cidadãos parisienses entrevistados são os mais pessimistas em relação ao transporte.

 

A chegada de turistas à França dividiu opiniões na pesquisa, com 50% acreditando que a França estará pronta e 49% dizendo o contrário.

 

"Há um relativo desinteresse por parte da população francesa, apesar das campanhas de comunicação realizadas para lançar a contagem regressiva para um ano. É sobretudo descrente (sic) quanto às capacidades de acolhimento, em particular no que diz respeito aos transportes e segurança onde a memória conturbada dos incidentes da 2022 , na final da Liga dos Campeões no Stade de France, continua assustadora", disse Geuzimian.

 

O presidente da Elabe, Bernard Sananès, acrescentou: "No momento, o entusiasmo popular não existe. Os franceses têm outras preocupações. O contexto de pressão sobre o poder de compra, a guerra na Ucrânia, a crise climática, são elementos que colocam as Olimpíadas em segundo plano por enquanto, mas, quando o evento estiver acontecendo, sem dúvida vamos vivê-lo com orgulho”.

 

A pesquisa destacou alguns pontos positivos para a organização de Paris 2024, com 64% acreditando que a infraestrutura, incluindo as instalações e a Vila dos Atletas, estará pronta a tempo para os Jogos. Também constatou que seis em cada dez franceses saudaram o impacto positivo das Olimpíadas em termos de turismo, desenvolvimento do esporte e posição da França no mundo.

 

A publicação da pesquisa ocorre pouco mais de uma semana depois que Paris 2024 divulgou os resultados de sua própria pesquisa, que na ocasião, destacou o forte apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar