Últimas Notícias

É ouro! Aos 15 anos, Clarice Ribeiro é Campeã Mundial Sub-18 de judô

 

Clarice de 15 anos é campeã mundial Sub-18 de Judô. - Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF - cbj.com.br


O judô brasileiro segue acumulando grandes resultados em Zagreb, na Croácia. Após as cinco medalhas conquistadas no Grand Prix, agora é a vez dos atletas do Brasil se destacarem no Campeonato Mundial Sub-18 da modalidade. A primeira medalha brasileira na competição veio com Clarice Ribeiro, de 15 anos, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 44kg.

 

Na manhã desta quarta-feira (23), Clarice Ribeiro competiu na categoria até 44kg e fez uma campanha perfeita. Ela venceu a húngara Viktoria Kiss com um wazari na primeira rodada e, na luta seguinte, também com um wazari, passou pela cazaque Gulkhan Shynggyskhan. Nas quartas de final, superou a espanhola Marta Beorlegui Oses, atual líder do ranking mundial e cabeça de chave número um, anotando dois wazaris (ippon) e avançou à semifinal.

 

Na disputa pela vaga na decisão, Clarice começou levando um susto com o wazari da indiana Oliviya Devi Huidrom, mas logo conseguiu um ippon para reverter o placar. O triunfo dourado veio em uma luta dominante contra a mongol Otgonjargal Togtbaatar, onde conseguiu um ippon no segundo minuto da disputa.

 

Clarice é amazonense, tem 15 anos e luta pelo Minas Tênis Clube. Em 2023 ela já havia garantido os títulos de campeã brasileira e campeã da Copa Pan-Americana Sub-18. A brasileira chegou em Zagreb como a 23ª no ranking da IJF e em sua estreia em mundiais, Clarice venceu cada uma de suas lutas com propriedade e carimbou o alto do pódio da categoria.

 

O último ouro brasileiro no Campeonato Mundial Sub-18 havia sido em 2019, com Anna Belém (+70kg). Agora, Clarice faz companhia à peso pesado e à Flávia Gomes (-57kg), Tawany Silva (-40kg) e Aldi Oliveira (-50kg) na lista de campeões sub-18 do Brasil.

 

O Brasil ainda teve outro judoca no bloco final do primeiro dia de disputas. Victor Hugo Silva, categoria até 50kg venceu duas lutas para avançar às quartas de final, mas acabou superado nas duas lutas seguintes, terminando a competição em sétimo lugar. Outros quatro brasileiros entraram em ação nesta quarta-feira e não avançaram às disputas finais: Lucas Yamamoto (-50kg), Samuel Silva (-55kg), Renzo Machado (-55kg) e Sarah Mendes (-44kg).

 

O Brasil volta aos tatames do Campeonato Mundial Sub-18 de Judô nesta quinta-feira (24), a partir das 3h30 (horário de Brasília), com seis brasileiros em ação: Bruno Nóbrega (-60kg), João Lira (-60kg), Antônio Rocha (-66kg), Nycolly Carneiro (-48kg), Nicole Rodrigues (-48kg) e Rafaela Rodrigues (-52kg).

 

As preliminares e o bloco final terão transmissão ao vivo da Judo TV.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar