Últimas Notícias

FIG permitirá que atletas russos voltem a competir como neutros

Equipe russa comemora vitória na ginástica artística em Tóquio 2020. - Foto: Loic VENANCE / arquivo AFP

 

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) deve readmitir atletas russos e belarrussos em suas competições como atletas neutros. O órgão governante da modalidade havia imposto uma uma proibição total aos dois países desde 2 de março do ano passado, após a invasão da Ucrânia.

 

No entanto, a decisão do Comitê Executivo permitirá que "atletas neutros individuais" de Rússia e de Belarus possam competir novamente, apesar da FIG insistir em sua "condenação da invasão sem sentido da Ucrânia e seu compromisso de impor punições severas a qualquer pessoa da comunidade internacional de ginástica que esteja envolvida com a guerra ou apoie a guerra".

 

A FIG afirma que, para obter o status neutro, os atletas devem solicitá-lo "de acordo com as regras específicas" e, se aprovados, poderão participar dos eventos da organização a partir de 1º de janeiro de 2024. As regras e os documentos de apoio devem ser publicados nas próximas semanas após serem finalizados pelo Comitê Executivo.

 

"Ao aceitar ginastas russos e belarrussos para participar de competições como atletas independentes e neutros, a FIG está garantindo que os direitos de todos os atletas sejam respeitados e está enviando uma mensagem ao mundo de que a ginástica busca a paz", disse o presidente da FIG, Morinari Watanabe.

 

A decisão segue as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI) para permitir que atletas de Rússia e de Belarus compitam como neutros individuais, desde que não apoiem a guerra e não sejam afiliados às forças armadas de seus países. A FIG afirmou que os competidores dos dois podem competir em eventos de qualificação olímpica, organizados pela Federação Internacional, mas insistiu que a decisão sobre competir em Paris 2024 é de responsabilidade do COI.   

 

A condição de neutralidade afirma que os atletas também podem competir apenas sem qualquer envolvimento ou associação com seu governo, federação nacional ou comitê olímpico nacional. O Comitê Executivo da FIG deveria tomar uma decisão em maio, mas teve que adiá-la para a reunião desta semana.

 

Watanabe disse dentro dos jogos que isso se deve à quantidade de disciplinas que a FIG rege e não a quaisquer disputas internas dentro do Comitê. Atualmente, a FIG tem controle sobre ginástica artística para homens e mulheres, rítmica, trampolim, acrobática, aeróbica, parkour e ginástica para todos. 

 

Atletas russos e bielorrussos agora poderão competir nos eventos de qualificação restantes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, embora os Campeonatos Mundiais de Ginástica Artística de qualificação de 2022 e 2023 tenham passado, eles ainda podem participar da Apparatus World Cup Series, de janeiro a março de 2024, e dos Campeonatos europeus em abril e maio para homens e mulheres, respectivamente.

 

O Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica decorre de 22 a 26 de maio, enquanto a prova continental de trampolim decorre de 3 a 7 de abril, em Guimarães, Portugal.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar