Últimas Notícias

Vôlei tem novo formato de disputa em Paris 2024

Foto: Gaspar Nóbrega/COB/Direitos Reservados

O vôlei terá um novo modelo e formato de competição para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A partir de agora, os times não vão jogar todo dia e farão menos partidas.

Até Tóquio-2020, o formato de disputa era: 12 equipes de cada naipe divididas em dois grupos de seis, com cada seleção jogando contra as outras cinco vezes para conseguir vagas nas quartas. Dessa forma, cada equipe poderia fazer até oito jogos, caso chegasse na disputa por medalhas, ao longo de 14 dias.

Agora com o novo formato, as 12 seleções masculinas e femininas, serão divididas em três grupos de quatro. Na primeira fase, cada país terá três partidas ao invés de cinco. Os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados se classificarão para as quartas de final, depois semi e final, respectivamente. Ou seja, em Paris, cada seleção terá até seis partidas para jogar.

Para Mathieu Mériaux, gerente de voleibol do comitê organizador de Paris 2024, o novo formato apresenta vantagens para os atletas. “A vantagem é que as equipes chegarão às quartas de final em melhor condição física. Eles não terão mais uma partida a cada dois dias, como nos Jogos anteriores, que era muito desgastante para os jogadores”, disse.

Ainda segundo Mériaux, a alteração busca fugir do formato tradicional de dois grupos com seis equipes e aumentará o nível de jogo da competição como um todo, além de jogarem duas partidas a menos, o que vai ajudar na performance e recuperação atlética.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar