Últimas Notícias

Representante de Santiago 2023 diz que pista de atletismo terá tempos "mais rápidos"

Representante do atletismo no Pan-americanos de Santiago, Julio Gómez. - Reprodução: Comitê Santiago 2023

 

O Delegado Técnico de Atletismo dos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, Julio Roberto Gómez, afirmou que a tecnologia usada na pista do Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos "a torna muito mais rápida". Gómez visitou recentemente o local para analisar o andamento do evento, que se prepara para receber provas de atletismo.

 

A empresa italiana Mondo forneceu a nova pista, a mesma organização foi responsável pela pista em Tóquio 2020 e nos Mundiais de Oregon 2022, podendo ser vista também em Budapeste 2023.

 

“Pela sua textura tem muito menos abrasão, menos fricção, o que a torna muito mais rápida, então pode nos garantir um ótimo nível técnico e a possibilidade de encontrar boas marcas pan-americanas (sic) e, porque não, algumas surpresas aproximando marcas próximas do mundo ou melhoradas", disse Gómez.

 

Além de potências tradicionais como Estados Unidos e Jamaica, os Jogos Pan-americanos do Chile são uma grande oportunidade para nações menores se classificarem para as Olimpíadas na capital francesa.

 

A campeã mundial de marcha atlética Kimberly García, do Peru, a atual campeã olímpica e mundial do salto triplo, Yulimar Rojas, da Venezuela, e o medalhista olímpico de prata dos 400 metros Anthony Zambrano, da Colômbia, estão entre as estrelas que se apresentarão em Santiago.

 

Gómez prevê que em sprints, a maioria dos dois primeiros em "cada evento" faria o corte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.


"É muito difícil fazer uma projeção de eliminatórias para os Jogos Olímpicos, mas não tenho dúvidas de que sairão muitas. No sprint, acho que a maioria dos dois primeiros de cada evento estará em Paris. No arremesso eles também terão um nível muito alto, os padrões olímpicos serão facilmente superados por quatro ou cinco atletas", reforçou Gómez.

 

O delegado técnico também confirmou que acredita na chance da nação anfitriã de se classificar para Paris 2024 com o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos Gabriel Kehr, no lançamento de martelo e também da estrela do lançamento de disco, Claudio Romero.

 

Um total de 700 atletas estão programados para participar do atletismo em Santiago 2023. A competição está programada para acontecer de 30 de outubro a 4 de novembro.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar