A IJF (Federação Internacional de Judô) anunciou nesta sexta (9), que irá dividir o título mundial da categoria +100kg do Campeonato Mundial de Doha realizado em maio entre o francês Teddy Riner e o russo Inal Tasoev.
Na final, a arbitragem não deu o ponto para Tasoev após um golpe que derrubou Riner de lado durante o golden-score, o que seria um waza-ari para o russo e pouco depois, o francês acabou aplicando um ippon, assim conquistando o octacampeonato mundial.
@NeilAdamsJudo To the Front. Only the Russian has control and sleeve grip with the right hand. Riner lost grip and control since the start of the counter attack. This counter can't framed with Decision 5. Epic refereeing failure! Tasoev won! pic.twitter.com/LHs2CpAW74
— Fred Silva (@fredlinux) May 14, 2023
Quatro dias depois, a IJF chegou a reconhecer o erro da arbitragem, mas não mexeu no resultado feito no tatame e afirmou que a partir de então, começará a pontuar este golpe nos torneios da entidade.
O brasileiro Rafael "Baby" Silva foi o bronze na disputa.
Leia a nota da IJF na íntegra:
Durante a final entre Teddy Riner (FRA) e Inal Tasoev (AIN), houve uma situação em que nem o árbitro no tatame nem a Comissão de Arbitragem da IJF deram pontuação.
Após uma análise minuciosa de especialistas, de acordo com as regras de arbitragem atuais, um placar poderia ter sido concedido para o contra-ataque de Inal Tasoev.
Portanto, a Federação Internacional de Judô declara os dois atletas como vencedores da competição e concede uma medalha de ouro e os pontos correspondentes no ranking a Inal Tasoev.
0 Comentários