Últimas Notícias

CPB anuncia atletas convocados para Mundial de halterofilismo paralímpico em Dubai

Logo da divulgação da convocação da equipe de halterofilismo
Foto: Divulgação/CPB


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista dos 23 atletas da Seleção Brasileira de halterofilismo que irá disputar o Mundial da modalidade, em Dubai, nos Emirados Árabes, de 22 a 30 de agosto.

A delegação é formada por halterofilistas que atingiram os índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: a 1ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico, em março, e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo, em abril. Ambas as competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

"Este é um ano com um calendário intenso para a modalidade, com alguns atletas escolhendo em quais competições colocar mais foco. Dentro disso, o Mundial será a competição mais importante e mais forte de 2023, e uma etapa importante para se chegar aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024", disse Murilo durante a live.

Uma das convocadas, a campeã paralímpica em Tóquio na categoria até 73kg, a paulista Mariana D’Andrea, disse que o objetivo na competição será garantir uma medalha na categoria até 79kg, na qual ela começou a competir em 2023. Ela afirmou buscar um bom resultado que a qualifique para competir na nova categoria nos próximos Jogos. "Eu me sinto 100% preparada para essa competição, estou me sentindo super bem fisicamente e mentalmente", afirmou.

O Mundial é etapa obrigatória para os halterofilistas que buscam vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. Classificam-se para o megaevento na França os oito atletas de cada categoria mais bem colocados no ranking da modalidade.

Os convocados vão se concentrar no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no dia 17 de agosto, e embarcam para Dubai na madrugada do dia 18. Antes disso, nos dias 29 e 30 de julho, os halterofilistas disputarão a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Já nos dias 3 e 4 de agosto, 26 atletas, incluindo parte dos convocados para o Mundial, participam ainda da Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que também acontecerá no Chile.

A última edição do Mundial aconteceu em Tbilisi, na Geórgia, em 2021. Na ocasião, o Brasil foi representado por 18 atletas entre os adultos e sete na categoria júnior. A delegação voltou ao país com uma medalha de prata, obtida por Mariana D'Andrea (categoria até 73 kg), no sênior, e outros três pódios entre os jovens: Lara Lima (ouro na categoria até 41kg), Lucas Galvão (bronze na categoria até 49kg) e Tayná Alcântara (bronze na categoria até 45kg). Lara está na lista de convocados, dessa vez na competição adulta.

Abaixo segue a lista com os nomes:

AILTON DE ANDRADE BENTO DE SOUZA 
ALANE DANTAS DE AZEVEDO LIMA C
ANA PAULA GONÇALVES MARQUES 
ÂNGELA FARIA TEIXEIRA 
BRUNO PINHEIRO CARRA 
CAROLINE FERNANDES ALVES 
CRISTIANE ALVES REIS 
EDILANDIA RODRIGUES ARAUJO
EVANIO RODRIGUES DA SILVA 
EZEQUIEL DE SOUZA CORREA 
GUSTAVO AMARAL MELO DE SOUZA C
JEAN HENRIQUE PEREIRA RUFINO 
JOAO MARIA DE FRANCA JUNIOR 
JOSE ARIMATEIA SILVA LIMA 
LAIRA CRISTINA DA SILVA GUIMARAES 
LARA APARECIDA FERREIRA SULLIVAN DE LIMA 
MARCIA CRISTINA DE MENEZES
MARIA DE FÁTIMA COSTA DE CASTRO 
MARIA RIZONAIDE DA SILVA 
MARIANA D’ANDREA 
MATEUS DE ASSIS SILVA 
NAIRA CELIA GOMES DA CRUZ
TAYANA DE SOUZA MEDEIROS 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar