Últimas Notícias

WSL rebate críticas sobre o julgamento na etapa de Surf Ranch

Ítalo Ferreira, homem branco com cabelo platinado e barba preta, olha incrédulo para o telão.
Foto: Pat Nolan/WSL


A WSL (Liga Mundial de Surfe) emitiu uma nota nesta segunda (29), para se defender de críticas de surfistas brasileiros em relação ao julgamento das ondas na etapa de Surf Ranch.

Tanto na eliminação de Medina para Ethan Ewing nas quartas de final, quanto a derrota de Ítalo Ferreira para Griifin Colapinto na decisão foram marcadas por reclamações de notas mais baixas para os brasileiros e infladas para os adversários.

Nas redes sociais, torcedores reclamaram demais da nota 8.43 recebida por Ítalo, enquanto Griffin recebeu nota excelente, 9.07. Foram feitos vídeos comparativos entre as duas ondas, dando suporte a reclamação.

A Liga se defendeu afirmando que os critérios de julgamento da etapa foram divulgados no dia 20 de maio e os surfistas poderiam fazer comentários e sugestões sobre eles. Ela também argumentou que o surfe é um esporte subjetivo que está evoluindo e encoraja um debate sobre o progresso do esporte e os critérios de divulgação.

Durante outras etapas desta temporada, os surfistas brasileiros e os torcedores já haviam reclamado de discrepância de julgamento em ondas parecidas feitas por atletas da Brazilian Storm. Na etapa de Bells Beach, Filipe Toledo reclamou na transmissão da nota nove de Jackson Baker. 

Confira a nota na íntegra:

Estamos comprometidos em continuar trabalhando para o crescimento do esporte no Brasil, apoiando nossos surfistas, fãs e staff por meio de eventos, parcerias e engajamento com a comunidade. A WSL existe para apresentar os melhores surfistas do mundo competindo nas melhores ondas do mundo.

Integridade e justiça são fundamentais em tudo o que fazemos. Nas competições da WSL, um painel de cinco juízes e um head judge avaliam cada onda de forma independente. Eles analisam todas as ondas em tempo real e é utilizado um sistema de replay dedicado, com ângulos de câmera adicionais além do que os fãs veem na transmissão.

Os competidores recebem os critérios de julgamento antes de cada dia de competição, descrevendo as diretrizes de pontuação com base no local da etapa e nas condições das ondas. O surf é um esporte subjetivo em constante evolução e encorajamos um debate construtivo sobre a progressão do nosso esporte e os critérios usados para julgar nossas competições.

Iremos manter nosso trabalho de comunicação para sempre aprimorar o esporte e a transparência entre os juízes, atletas e regras de competição para que todos possam fortalecer o crescimento exponencial do surfe profissional no Brasil e no mundo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar