Últimas Notícias

Saltadores Lissandra Campos e Arnovis Dalmero são atrações no GP Brasil de Atletismo

Dalmero durante um salto
Foto: Wagner Carmo/CBAt


As provas feminina e masculina do salto em distância serão algumas das atrações do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, integrante da série bronze do Continental Tour da World Athletics, que será disputado nesta quarta-feira (10/5), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

A competição, que será aberta com o salto em altura feminino, a partir das 10 horas, terá entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), organizadora do evento, e pelo Canal Olímpico, do COB, na plataforma streaming da NSports. A entrada para o público no Centro Olímpico deverá ser feita pela Rua Pedro de Toledo, 1.651.

As provas do salto em distância chamaram a atenção no Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, realizado no domingo (7/5), em Bragança Paulista (SP). A mato-grossense Lissandra Maysa Campos (IVL-MT), de 21 anos, venceu a prova feminina, com 6,69 m (-1.4), batendo o recorde brasileiro e sul-americano na categoria sub-23. No masculino, o colombiano Arnovis Dalmero obteve a marca de 8,18 m (1.0), igualando o recorde nacional de seu país. Tanto Lissandra como Arnovis assumiram a liderança no Ranking da América do Sul de 2023.

“Eu estou ótima, me sentindo confiante para o GP Brasil”, disse a saltadora que treinou nesta segunda-feira (8/5), na pista do Centro Nacional Loterias Caixa, em Bragança. “Gostei do resultado de domingo, mas sei que posso saltar mais. O objetivo é melhorar a marca”, completou a atleta, treinada por Maria Aparecida Souza de Lima, competidora olímpica em Atlanta-1996. A prova começa às 13:05. Letícia Oro Melo, medalhista de bronze no Mundial do Oregon-2022 também estará na competição. "Ela é a minha inspiração", afirma Lissandra.

O recorde brasileiro sub-23 anterior era de 6,66 m de Jéssica Carolina Alves, desde 2014. Já o sul-americano era da colombiana Natália Linares, com 6,68 m, obtido em 2022.

“Depois do resultado de domingo, a Lissandra está mais motivada do que nunca para saltar longe. Somos gratas a Deus pelo resultado, que é fruto de muito trabalho”, comentou Cida, como a treinadora é conhecida.

Já Arnovis Dalmero mantém bons resultados há algum tempo. Em 2021, por exemplo, foi campeão sul-americano no salto em distância, em Guayaquil, no Equador. E em 2017 ganhou o bronze no salto triplo do Campeonato Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia. Em Bragança, igualou seu recorde pessoal.

O gaúcho Samory Uiki (Sogipa-RS) foi o brasileiro mais bem colocado no Torneio Internacional – segundo lugar na prova, com 7,99 m (-0.1). Nesta quarta-feira, haverá mais um confronto entre eles a partir das 11:30.

A primeira edição do Meeting Internacional de São Paulo ocorreu em 1985, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em comemoração à medalha de ouro conquistada por Joaquim Cruz nos 800 m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Depois a competição passou a chamar GP Brasil, sempre com aval da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), hoje World Athletics.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar