Últimas Notícias

Queniano recordista mundial dos 10.000m é suspenso por doping

Kipruto comemorando após disputar uma prova
Foto: Reprodução/Instagram


O queniano Rhonex Kipruto, recordista mundial dos 10 quilómetros, foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) na última quarta-feira (17) por utilizar uma substância ou método proibido.

Kipruto, de 23 anos, estabeleceu o recorde mundial dos 10.000m com o tempo de 26.24 minutos, em 12 de janeiro de 2020, em Valência, depois de ter conquistado a medalha de prata nos 10.000 metros no Mundiais realizado em Doha, em 2019. Nos Jogos Olímpicos de 2020, foi 9.º na prova dos 10.000 metros, vencida pelo etíope Selemon Barega. Recentemente esteve na EDP Meia Maratona de Lisboa, onde foi 4.º colocado.

O fundista, apontado como uma das maiores figuras do atletismo do país, foi suspenso por "uso de uma substância ou método proibido", detectado através do seu passaporte biológico, segundo a AIU, sem mais detalhes.

O Quénia e os seus atletas de meio-fundo e fundo são responsáveis por inúmeros casos de doping nos últimos anos. A AIU, responsável pelos testes e inquéritos antidoping no atletismo desde 2017, denunciou em abril um sistema de dopagem de larga escala no país africano, "cada vez mais bem organizado", com o "envolvimento de pessoas detentoras de experiência médica".

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar