Últimas Notícias

Medalhista olímpico no atletismo, Nijel Amos é suspenso por doping

Foto: Arquivo Diamond League / AG

 

O atleta de Botsuana, Nijel Amos, que conquistou a medalha de prata dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, foi suspenso do atletismo por três anos após testar positivo para uma substância proibida e está fora da disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris do ano que vem.

 

Amos, cuja prata em Londres foi a primeira medalha olímpica conquistada por seu país, foi suspenso pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) depois que um teste fora de competição detectou um metabólito proibido em uma amostra de urina, em julho de 2022. A proibição terminará em 11 de julho de 2025.

 

De acordo com um comunicado divulgado pela AIU, o metabólito GW1516 foi "originalmente sintetizado e avaliado para o tratamento de obesidade, diabetes e outros distúrbios causados por problemas metabólicos, mas agora não está aprovado para uso humano". Foi adicionado à lista proibida da Agência Mundial Antidoping em 2009, após o surgimento de seu uso ilícito como agente antidoping.

 

No momento da suspensão, o atleta de 28 anos estava nos Estados Unidos se preparando para o Mundial de Atletismo, em Oregon. Amos, que conquistou também conquistou o ouro nos 800m nos Jogos da Commonwealth de 2014, teve desclassificados os seus resultados a partir de 4 de junho de 2022.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar