Últimas Notícias

Estudantes expressam insatisfação por quartos requisitados para acomodação de Paris 2024

Arcos olímpicos com prédios de Paris ao fundo durante a noiteFoto: Philip Fong / arquivo AFP

 

Mais de 3.000 estudantes residentes em Île-de-France foram informados de que terão que desocupar suas acomodações no próximo ano para dar lugar a trabalhadores e pessoal de apoio que trabalham nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris. Os alunos receberam um e-mail pedindo-lhes que se mudassem até o início de julho do próximo ano. Cerca de 3.200 quartos em 12 residências serão afetados.

 

"Informamos que a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nos solicitou a colocação à sua disposição, a residência CROUS onde se encontra neste momento durante os meses de julho e agosto de 2024 para o acolhimento de parceiros e voluntários mobilizados para o evento”, afirmou um e-mail aos alunos pela CROUS (Organização Regional de Bem-estar Estudantil).

 

A previsão é que as acomodações sejam utilizadas para alojar o pessoal dos serviços de emergência, primeiros socorros e pessoal de segurança e alguns voluntários.

 

“Os Jogos Olímpicos constituem um evento excepcional para o nosso país e o CROUS, como outras instituições públicas, contribuirão para o seu sucesso. Na ausência de cursos, o verão corresponde a um período em que muitas unidades de alojamento público geridas pelo CROUS não se encontram ocupadas, quase 30 por cento das habitações estão desocupadas neste momento”, acrescentou uma mensagem do CROUS nas redes sociais.

 

O anúncio provocou uma resposta furiosa das organizações estudantis francesas que em mensagens questionam que para permitir a organização dos Jogos Olímpicos para os mais ricos, o alojamento dos estudantes na Île-de-France será afetado. Os alunos serão despejados e ficarão sem acomodação no verão de 2024", disse uma mensagem de um grupo de estudantes.

 

Posteriormente, o CROUS emitiu esclarecimentos nas redes sociais de que seriam encontradas acomodações alternativas para aqueles que desejam permanecer em acomodações estudantis no verão de 2024. Eles também prometeram que aqueles que desistirem de quartos durante o período dos Jogos terão acomodação garantida para o novo período letivo em setembro.

 

A União dos Estudantes Franceses (UNEF) convocou Paris 2024 para que apenas as salas de requisição não sejam usadas durante o verão. “Se o governo quiser usar o alojamento do CROUS durante os Jogos, deve usar o alojamento vago e pagar o aluguel ao CROUS. Sob nenhuma circunstância os alunos devem ser penalizados por esta política”, insistiu um comunicado da UNEF nas redes sociais.


O Centro Esportivo Universitário do CROUS em Paris também está listado entre os locais de treinamento de Paris 2024.

 

Os Jogos Olímpicos estão programados para começar na sexta-feira, 26 de julho, e os Jogos Paralímpicos terminam em 8 de setembro.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar