Últimas Notícias

World Skate expressa apoio ao COI quanto à reintegração de atletas russos

Bandeira da World Skate tremulando em mastro
Foto: www.worldskate.org

 

O World Skate declarou seu apoio à reintegração de atletas da Rússia e de Belarus para participarem de competições internacionais, seguindo as últimas recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

Após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, a World Skate tomou a decisão de, no dia 2 de abril, banir russos e belarrussos de suas competições. No entanto, agora a entidade reverteu sua posição sobre o assunto, de acordo com a posição atual do COI.

 

Em um comunicado, a World Skate destacou que o Conselho Executivo do World Skate, com a independência dos esportes da política e também com o direito dos indivíduos de não serem discriminados com base em sua nacionalidade, acolheu e apoiou as recomendações do COI sobre a participação de atletas com passaporte russo ou belarrusso em competições internacionais.

 

"A World Skate apoia o retorno de atletas neutros independentes com passaportes russos e belarrussos, a fim de permitir que atletas de diferentes nacionalidades compitam juntos em nossos esportes, e compreendendo a necessidade de encontrar uma abordagem consistente em todas as disciplinas do World Skate, a entidade agora irá trabalhar para desenvolver os processos de revisão independentes necessários para permitir e planejar o retorno desses atletas", completou o comunicado.

 

O corpo diretivo do World Skate está agora definido para trabalhar na definição de um cronograma para o retorno dos dois países. O processo deve ser discutido na próxima reunião do Conselho Executivo do World Skate, cujas datas ainda não foram confirmadas, mas espera-se que sejam "anunciados o mais breve possível".

 

No ano passado, a World Skate foi uma das últimas organizações a adotar as recomendações iniciais do COI de banir completamente Rússia e Belarus, em vez disso, a entidade seguiu a sanção mais branda de permitir que os atletas dos países competissem como neutros, o que significa que seus símbolos, cores, bandeiras e hinos nacionais não poderiam ser usados.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar