![]() |
Estádio Charrua, onde serão realizadas as partidas do torneio (Foto: Reprodução/SLAR) |
A Sudamerica Rugby (SAR) anunciou nesta quarta (12), que o Uruguai será o país-sede do Pré-Olímpico da América do Sul de rugby sevens. O torneio será realizado entre 17 e 18 de junho, um fim de semana, no Estádio Charrúa, em Montevidéu.
O torneio classificará um país de cada naipe - ou seja, o campeão - para Paris-2024. Alguns países já se classificaram para a Olimpíada, como a França, anfitriã e a Nova Zelândia, que não tem como sair do grupo das quatro primeiras seleções da World Series masculina e com isso, já carimbou a vaga.
Foram chamados para o classificatório todas as nove nações pertencentes a SAR: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru e Costa Rica. Segunda colocada na disputa masculina da World Series, a Argentina pode ficar de fora do torneio classificatório masculino se conseguir a classificação pelo Circuito.
Essa não é a única oportunidade para as seleções sul-americanas conseguirem a vaga. Haverá em 2024, uma repescagem que contará com o segundo e terceiro colocado dos dois naipes. O vencedor da repescagem garante a classificação para os Jogos Olímpicos.
O Brasil participou da modalidade desde que ela estreou na Rio-2016, quando o país participou como anfitrião. Em Tóquio-2020, as Yaras conseguiram a classificação e disputaram a Olimpíada.
0 Comentários