Últimas Notícias

United World Wrestling espera "simplificar" a readmissão de lutadores russos

Lutadores de wrestling tentando agarrar o adversário durante luta
Foto: arquivo REUTERS/Piroschka Van De Wouw

 

A United World Wrestling (UWW), órgão internacional da modalidade, está procurando "simplificar a questão da admissão de nossos atletas o máximo possível", segundo afirmou o presidente da Russian Wrestling Federation, Mikhail Mamiashvili.

 

Conforme decisão tomada na última semana, após uma reunião extraordinária, a United Wrestling decidiu permitir que lutadores da Rússia e de Belarus pudessem retornar às competições internacionais como neutros. A deliberação ocorreu após o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendar a readmissão de atletas russos e belarrussos, desde que não apoiem a invasão da Ucrânia e não sejam filiados às Forças Armadas.

 

O presidente da UWW, Nenad Lalovic, que é membro do Conselho Executivo do COI, afirmou na época do anúncio que sua organização tinha um "grande potencial para ajudar na construção da paz". Espera-se agora que o órgão se torne a primeira Federação Internacional a pedir ao COI que suavize suas recomendações, principalmente a questão de banir competidores com conexões militares.

 

"A comissão, representada por membros do corpo diretivo da UWW, está determinada a simplificar ao máximo a questão da admissão de nossos atletas, mas em suas decisões, acredito, será guiada pela posição principal do COI. Precisamos entender os detalhes para construir a preparação da equipe", disse Mamiashvili à agência oficial de notícias estatal russa TASS.

 

A equipe do Comitê Olímpico Russo conquistou quatro medalhas de ouro no wrestling nas Olimpíadas de Tóquio 2020 - um número superado apenas pelo país anfitrião, o Japão. A Federação Russa de Wrestling também liderou o ranking nos eventos masculinos de estilo livre e greco-romano no Campeonato Mundial UWW de 2021 em Oslo.

 

Os comentários de Mamiashvili foram feitos depois que o presidente do Comitê Olímpico Russo, Stanislav Pozdnyakov, expressou sua confiança de que os critérios rígidos do COI sobre a participação de atletas da Rússia e de Belarus seriam relaxados antes dos Jogos de 2024.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar