Últimas Notícias

Em decreto, Ucrânia proíbe equipes nacionais a competirem contra russos

Arcos olímpicos na frente de um grande gramado verde na sede do COI
Foto: Denis Balibouse/Reuters


A Ucrânia, através do seu Ministério do Esporte, decretou nesta sexta (14), que as equipes do país estão proibidas de enfrentar qualquer atleta russo ou bielorrusso. 

A decisão foi criticada por atletas ucranianos e vem depois de o COI liberar a volta de atletas dos dois países nas disputas individuais e algumas modalidades seguirem a decisão do Comitê Olímpico. A participação deles só está liberada desde que sob bandeira neutra e sem ligação com as Forças Armadas dos dois países.

Protagonista de uma manifestação contra a guerra nos Jogos de Inverno Pequim-2022, Vladyslav Heraskevych, criticou a decisão em suas redes sociais.

"Se os representantes da Ucrânia não estiverem presente nas competições, nós estaremos deixando completamente o cenário esportivo internacional e daremos a russos e bielorrussos a oportunidade de promover suas narrativas e propagandas".

No fim de março, a Ucrânia anunciou que irá boicotar torneios classificatórios para Paris-2024 que tenham a participação de atletas dos dois países e no começo de abril, ameaçou tirar os status nacional de suas federações caso um esportista do país compita contra um russo.

O COI ainda não tomou a decisão se irá permitir ou não, a presença de russos e bielorrussos nos Jogos, mesmo que sob bandeira neutra.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar