![]() |
Foto: Denis Balibouse/Reuters |
A Ucrânia, através do seu Ministério do Esporte, decretou nesta sexta (14), que as equipes do país estão proibidas de enfrentar qualquer atleta russo ou bielorrusso.
A decisão foi criticada por atletas ucranianos e vem depois de o COI liberar a volta de atletas dos dois países nas disputas individuais e algumas modalidades seguirem a decisão do Comitê Olímpico. A participação deles só está liberada desde que sob bandeira neutra e sem ligação com as Forças Armadas dos dois países.
Protagonista de uma manifestação contra a guerra nos Jogos de Inverno Pequim-2022, Vladyslav Heraskevych, criticou a decisão em suas redes sociais.
"Se os representantes da Ucrânia não estiverem presente nas competições, nós estaremos deixando completamente o cenário esportivo internacional e daremos a russos e bielorrussos a oportunidade de promover suas narrativas e propagandas".
Мінмолодьспорт та НОК України під керівництвом Гутцайта продовжують операцію «Знищення українського спорту»
— Vladyslav Heraskevych OLY (@heraskevych) April 13, 2023
Абсолютна некомпетентність цих органів у питанні відсторонення представників рф та рб з міжнародної спортивної арени привела нас до цього наказу.
Що з ним не так?
Тред‼️ pic.twitter.com/SS3LRMI2um
No fim de março, a Ucrânia anunciou que irá boicotar torneios classificatórios para Paris-2024 que tenham a participação de atletas dos dois países e no começo de abril, ameaçou tirar os status nacional de suas federações caso um esportista do país compita contra um russo.
O COI ainda não tomou a decisão se irá permitir ou não, a presença de russos e bielorrussos nos Jogos, mesmo que sob bandeira neutra.
0 Comentários