Últimas Notícias

Seletiva nacional de águas abertas definiu representantes para competições internacionais

Atletas das três primeiras colocações da prova de 10km posicionam para foto segurando os troféusFoto: Divulgação/FBDA



Aconteceu neste final de semana, a seletiva nacional para as competições internacionais de 2023, em especial o Campeonato Mundial de Águas Abertas, que será realizado em Fukuoka no Japão, em julho deste ano. A etapa foi realizada em Porto Seguro (BA) e reuniu os principais atletas do Brasil que disputaram não só a seletiva, mas, também, etapas da Copa Brasil e do Troféu Marcelinha Cunha.

 

A Seletiva Nacional definiu os nadadores que participarão dos Jogos Sul-Americanos de Praia, dos Jogos Mundiais de Praia e do Campeonato Mundial de Fukuoka. Sendo que Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut já estão convocadas para os Jogos Mundiais de Praia 2023 e para o Campeonato Mundial de Fukuoka nas provas de 10 Km e de 5 Km Feminino.

 

Na sexta-feira (14) Diogo Villarinho e Alexandre Finco, nadadores do Minas Tênis Clube (MG) garantiram as duas vagas restantes para a prova de 10 km do Campeonato Mundial. Com 2:02:25, Diogo Villarinho venceu a disputa masculina e carimbou seu passaporte para Fukuoka junto de Alexandre Finco, que terminou na segunda. Luiz Felipe Loureiro completou o pódio e vai para os Jogos Sul-Americanos de Praia.

 

Ainda na sexta-feira, Viviane Jungblut, já classificada para o Campeonato Mundial, venceu a prova de 10km feminina com o tempo de 2:13:44, seguida por Cibelle Jungblut, sua irmã, que terminou na segunda colocação e garantiu vaga nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023. Carol Hertel completou o pódio da prova.

 

Neste domingo (16), foi a vez de Thiago Ruffini (Grêmio Náutico União-RS) e Bruce Hanson (Corinthians – SP) garantirem suas vagas para o Campeonato Mundial de Fukuoka na prova de 5 km.

 

O campeão da prova foi  Thiago Ruffini, com a marca de 53m17 e além de garantir vaga para Fukuoka, também está classificado para os Jogos Mundiais de Praia, que serão em Bali, na Indonésia. Bruce Hanson, terminou na segunda colocação com 53m38 e na terceira posição Alexandre Finco completou o pódio. 

 

Thiago Ruffini e Bruce Hanson juntam-se a Diogo Villarinho e Alexandre Finco, que garantiram classificação nos 10 km, e formarão a seleção brasileira masculina para o Campeonato Mundial de Fukuoka. 

 

Na prova feminina, o pódio da prova de 10 km se repetiu na disputa dos 5 km. Viviane Jungblut, já classificada para o Mundial, venceu com a marca de 56m44, seguida por Cibelle Jungblut na segunda colocação, com 57m15, e Carol Hertel fechou a prova na terceira colocação, 57m53. 

 

Dessa forma então, a Seleção Brasileira de Águas Abertas já está definida para as principais competições internacionais de 2023:


Mundial de Fukuoka, no Japão – No feminino, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut (5km e 10 km); e no masculino Diogo Villarinho e Alexandre Finco (10km), além de Thiago Ruffini e Bruce Hanson (5km).

Jogos Mundiais de Praia, em Bali, na Indonésia (5km) – Ana Marcela Cunha, Viviane Junglbut no feminino e Thiago Ruffini no masculino.

Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile - Ana Marcela Cunha e Viviane Junglbut (feminino).

Jogos Sul-Americanos de Praia em Santa Marta, Colômbia - Cibelle Jungblut (feminino) e Luiz Felipe Loureiro (masculino).


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar