Últimas Notícias

Pentatlo Moderno anuncia retorno de atletas russos em suas competições

Foto: arquivo Reuters / Ivan Alvarado
 

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciou que os atletas russos e belarrussos poderão retornar às suas competições. A entidade afirma que apoia e seguirá as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), para que atletas dos dois países possam retornar às competições internacionais como neutros, desde que não apoiem a guerra ou sejam militares .

 

"A UIPM apoia o retorno de 'atletas neutros independentes' com passaportes da Rússia e de Belarus para permitir que atletas de todas as nacionalidades compitam juntos em nossos esportes, de acordo com a Carta Olímpica e especialmente com o princípio da não discriminação", disse a UIPM disse em comunicado.

 

O comunicado da entidade do Pentatlo Moderno ainda afirma que o esporte deve ser politicamente neutro e deve atuar como um veículo para a paz, como um símbolo de solidariedade entre os atletas.

 

A organização diz que planeja criar um painel independente para revisar a elegibilidade dos atletas com base em critérios estabelecidos por seu Conselho Executivo, em consulta com o COI e a Associação das Federações Olímpicas Internacionais. O painel também deve analisar o melhor momento para o retorno dos atletas russos e belarrussos às competições da UIPM.

 

No comunicado, a UIPM prometeu continuar seu apoio à comunidade ucraniana de pentatlo moderno. “Nossa determinação em ajudar e confortar a comunidade do pentatlo moderno ucraniano, especialmente no apoio aos atletas que continuam treinando e competindo fora de sua terra natal, é a mesma que era na época da invasão em fevereiro de 2022. O UIPM manterá esse suporte e reagirá sempre que houver uma oportunidade de fazer mais."

 

As Olimpíadas de Paris 2024 devem ser a última vez que o Pentatlo Moderno apresentará o elemento equitação nos Jogos Olímpicos, após um incidente em Tóquio 2020, onde o técnico alemão Kim Raisner foi mandado para casa por socar o cavalo Saint Boy, que se recusou a pular para a amazona Annika Schleu durante o evento feminino.

 

O pentatlo moderno foi deixado de fora do programa provisório para Los Angeles 2028, com o UIPM usando seu Congresso no ano passado para adicionar a disciplina de corrida de obstáculos aos seus Estatutos e regulamentos de competição, retirando a equitação, em uma tentativa de reverter a exclusão do programa dos jogos de 2028.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar