Últimas Notícias

Open Internacional de natação paralímpica reúne mais de 70 atletas que buscam vagas para o Mundial

Gabriel Araújo em ação durante competição de natação
Foto: Alessandra Cabral/CPB

O nadador mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimentos físico-motores), inicia a busca por uma vaga no segundo Mundial de natação paralímpica de sua carreira. Nesta quinta-feira, 27, ele estreia no Open Internacional da modalidade, que será disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até sábado, 29. 

As provas de sexta-feira à tarde serão transmitidas pelo Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Open será composto por provas eliminatórias pela manhã e finais à tarde. Além de brasileiros, haverá presenças de atletas do Paraguai e da Costa Rica na competição.

Gabriel, 21, que quebrou oito vezes o recorde mundial de duas provas no atual ciclo paralímpico (veja mais abaixo), é um dos 78 inscritos na competição e vai nadar três provas entre quinta-feira e sábado: 50m e 100m costas, além dos 200m livre. O Open será a primeira seletiva para o Mundial de Manchester (ING), que ocorrerá de 31 de julho a 6 de agosto deste ano. Todos os atletas que atingirem o índice durante o evento na capital paulista, de acordo com os critérios de entrada do CPB, serão convocados para o torneio na Inglaterra.

Os cinco campeões da natação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 se inscreveram para o Open. Gabriel Araújo, Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão); Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores); e Wendell Belarmino, S11 (cegos), estarão na competição.

Além do campeonato desta semana, os nadadores brasileiros terão uma segunda e última oportunidade para atingir índices ao Mundial. Nos próximos dias 20 e 21 de maio, o CPB organizará a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação 2023, também no CT Paralímpico.

Gabriel Araújo disputou uma edição do Mundial, em Funchal, Portugal, em junho de 2022. À oportunidade, conquistou três medalhas de ouro nas mesmas provas em que competirá no Open. "Quero viver a emoção de representar o país de novo. A experiência em Portugal me marcou bastante. Na Inglaterra, vai ser o último Mundial antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Vou fazer de tudo para garantir uma vaga agora. Minha meta é estar em Manchester, fazer uma ótima competição e chegar pronto em 2024", disse o mineiro, representante do Praia Clube/MG e que tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar