Últimas Notícias

FIBA define formato da primeira qualificação Olímpica do basquete masculino para os Jogos de 2024; Rússia está fora

Jogadores de Austrália e Argentina durante as quartas de final de Tóquio 2020
Foto: REUTERS/Bryan Snyder


A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou nesta terça-feira (18) as 40 seleções que disputarão a primeira qualificação olímpica que definirá quem seguirá vivo para tentar alcançar as últimas vagas para o torneio masculino dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris (FRA). 

As 40 seleções foram escolhidas no seguinte formato: 28 disputaram a segunda fase das Eliminatórias e não se classificaram para a Copa do Mundo de Basquete em 2023 e 12 são as melhores ranqueadas que não conseguiram avançar para a segunda fase.

Elas serão divididas em cinco grupos. Apenas a equipe campeã em cada torneio se classificará para disputar o Pré-Olímpico final, em 2024.

A FIBA decidiu por não aceitar o registro da equipe masculina da Rússia, mesmo após a recomendação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Assim, a vaga russa foi para a Bulgária e os russos estão fora dos próximos Jogos Olímpicos.

Abaixo segue a lista com as seleções:
África: Camarões, República Democrática do Congo, Guiné, Mali, Nigéria, Senegal, Tunísia e Uganda
Américas: Argentina, Bahamas, Chile, Colômbia, Cuba, Panamá, Uruguai e Ilhas Virgens Americanas
Asia: Bahrain, Taiwan, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Síria
Europa: Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Republica Tcheca, Estônia, Hungria, Islândia, Israel, Países Baixos, Macedônia do Norte, Polônia, Portugal, Suécia, Turquia, Ucrânia e Bulgária.

A escolha das sedes desses torneios acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, com o sorteio dos grupos acontecendo no dia 1º. 

Os torneios acontecerão entre 12 e 20 de agosto.



0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar