Últimas Notícias

Definidos os classificados para segunda fase do Pré-Olímpico Asiático de Futebol Feminino

Atleta da seleção de Taipé Chinês conduz a bola durante disputa do Pré-Olímpico
Foto: AFC
 

Confederação Asiática de Futebol (AFC) realizou entre os dias 3 e 11 de abril as partidas da primeira fase do Pré-Olímpico de futebol feminino do continente, que dará duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aos finalistas da disputa. Após a primeira fase de confrontos, o destaque ficou para a seleção do Uzbequistão, no grupo A, que venceu seus três jogos, marcou 19 gols e não sofreu nenhum.

 

A primeira fase da competição foi organizada em sete grupos, com o vencedor de cada grupo avançando para a segunda fase. Os classificados foram Uzbequistão (Grupo A), Irã (Grupo B), Vietnã (Grupo C), Tailândia (Grupo D), Filipinas (Grupo E), Taiwan (Grupo F) e Índia (Grupo G). Eles se juntam às cinco seleções melhores ranqueadas da Confederação Asiática (Austrália, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão), totalizando 12 equipes na segunda fase.

 

As equipes voltam a se encontrar em outubro para a disputa da segunda fase do Pré-Olímpico Asiático, em que as 12 seleções serão divididas em três grupos com quatro times cada, com o primeiro de cada grupo, além do melhor segundo colocado geral avançando de fase. Eles se enfrentarão na fase semifinal, em jogos de ida e volta, programados para acontecer em Fevereiro de 2024, valendo a vaga olímpica para Paris 2024 aos vencedores, que serão os finalistas da competição. 


Confira como foi a situação de cada grupo:

No Grupo A, a classificação ficou com o Uzbequistão, que venceu os três jogos disputados e chegou aos 9 pontos, marcando 19 gol e não sofrendo nenhum. Butão ficou em segundo com 6 pontos, enquanto Jordânia venceu uma partida e ficou com 3 pontos. A lanterna do grupo ficou com o Timor Leste que não marcou nenhum ponto na competição.


Jogadoras do Uzbequistão comemorando gol contra a Jordânia - Foto: AFC


No grupo B, apenas Mianmar e Irã se enfrentaram. Em duas partidas, o Irã assegurou a classificação ao vencer Mianmar por 1 a 0 e garantir o empate em 1 a 1 na outra partida. Bangladesh e Maldivas completariam o grupo mas não jogaram a competição.

 

Situação semelhante aconteceu no Grupo C, em que Vietnã e Nepal se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias das vietnamitas, 5 a 1 no primeiro jogo e 2 a 0 no segundo, assegurando assim a classificação para a próxima fase para a seleção do Vietnã. Palestina e Afeganistão não entraram em campo pelo Pré-Olímpico.

 

No Grupo D, a seleção da Tailândia garantiu a classificação para a segunda fase ao vencer seus dois jogos por 6 a 0 e chegou aos 6 pontos, com 12 gols feitos e nenhum gol sofrido. Mongólia e Singapura somaram um ponto e se despediram da competição. Sri Lanka não participou do Pré-Olímpico.

 

No Grupo E, o grande destaque ficou por conta da seleção das Filipinas, que venceu as três partidas disputadas e garantiu a classificação com 9 pontos, 16 gols marcados e nenhum gol sofrido, mostrando que pode brigar por uma das vagas em Paris 2024. O segundo lugar ficou com Hong Kong, que venceu dois jogos e ficou com 6 pontos. Paquistão venceu o último jogo e ficou com 3 pontos, enquanto o Tajiquistão perdeu todas as suas partidas e não pontuou.


Atletas da seleção das Filipinas comemoramo a classificação. Foto: AFC 


No Grupo F, a classificação ficou com a seleção de Taipei Chinês, que venceu suas duas partidas, 5 a 1 na estreia contra o Líbano e 4 a 0 contra a Indonésia e chegou aos 6 pontos para assegurar a vaga na próxima fase. O Líbano venceu um jogo e ficou com a segunda posição com 3 pontos, enquanto a Indonésia foi derrotada nas duas partidas disputadas.

 

No Grupo G, Índia e Quirguistão se enfrentaram duas vezes e as indianas garantiram a classificação vencendo duas vezes por goleada, 5 a 0 no primeiro jogo e 4 a 0 no segundo jogo. O Turcomenistão não entrou em campo pela competição.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar