Últimas Notícias

Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista e Estrada Júnior é realizado em Maringá

Crédito: Alan Modesto/CBC

 

Foi disputado entre os dias 11 e 16 de abril em Maringá, no Paraná, o Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada Júnior 2023. No geral, o campeonato reuniu mais de 250 ciclistas distribuídos entre as categorias Infantojuvenil (13 a 14 anos), Juvenil (15 a 16 anos) e Junior (17 a 18 anos), masculino e feminino.

 

As disputas de pista ocorreram no Velódromo Municipal de Maringá, enquanto a competição de estrada (contrarrelógio e resistência) aconteceu no contorno do Parque Bosque II, que é considerado uma floresta urbana na cidade, em um percurso de 17km.

 

No primeiro dia foram realizadas as provas de Perseguição por Equipes e Velocidade, além de 500m e 1km de contra-relógio. O destaque do dia entre os homens ficou com Guilherme Lino, da equipe Dubem Team, que venceu a prova do 1km do contrarrelógio na categoria Júnior e fez parte do grupo vencedor da Perseguição Por Equipes.

 

Entre as mulheres, Catharine Vieira, da equipe da Prefeitura de Rolândia/ACR, esteve nas equipes campeãs da Velocidade Por Equipe e da Perseguição Por Equipes. O contra-relógio 500m feminino, contou com a vitória da atleta Mayra Silva, de São Paulo. Tivemos ainda no primeiro dia as disputas das provas masculinas de Velocidade por Equipe, que contou com a vitória da equipe da Prefeitura de Rolândia/ACR.

 

O segundo dia de competição na pista contou contou com as disputas das prova de velocidade individual, Eliminação, Madison e Scrach. Na Velocidade Individual, os atletas Matheus Constantino e Mayra da Costa e Silva foram os grandes campeões da categoria Júnior.

 

A jovem promessa da categoria Infanto-juvenil feminino, Stefany Brazão, oriunda do BMX Racing, foi campeã da prova de Eliminação e já soma outras três medalhas no campeonato, sendo vice-campeã dos 500m, bronze na velocidade por equipes e prata na Perseguição Por Equipes.


Crédito: Alan Modesto/CBC


No terceiro dia, encerrando as disputas de Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior, tivemos a vitória de Lucca Marques, seguido por Sérgio Armacolo e Matheus Constantino, segundo e terceiro, respectivamente, na disputa júnior masculino da Omnium. Na Junior feminino, as atletas competiram em categoria única e a vitória ficou com Catharine Vieira.  Mayra da Costa e Silva terminou em segundo lugar, e Maitê Vitória ficou em terceiro.

 

A disputa da tradicional Keirin também agitou o Velódromo de Maringá. Erick Rodrigues não deu chances para os adversários e mesmo com pouco tempo de treino na pista, dominou a prova e garantiu a medalha de ouro na Junior. Arthur Gobbi conquistou a prata e Vitor Kruger levou o bronze. Mayra da Costa e Silva brilhou entre as mulheres e também garantiu o título na Keirin. Nicolly Vidal ficou em segundo lugar, seguida por Ana Carolina em terceiro lugar.

 

No sábado e no domingo ocorreram as provas do Brasileiro de Ciclismo de Estrada Júnior. O sábado foi reservado para as disputas da prova contrarrelógio. Seis ciclistas comemoraram o título nacional das categorias Junior, Juvenil e Infanto-juvenil (masculino e feminino).



A prova da categoria Junior masculino contou com percurso de 17km e o gaúcho Pedro Henrique Kunst, da equipe ACIVAS, surpreendeu os principais favoritos e conquistou o título com muita propriedade, estabelecendo o tempo de 22min42seg. O baiano Luiz Fernando Bonfim, da equipe Dantas Bike, conquistou a medalha de prata e o catarinense Lucas Emanuel, da Associação Joinvillense de Ciclismo levou o bronze.

 

No feminino, com um percurso de  13,6km, brilhou a estrela da paranaense Catharine Vieira, da equipe da Prefeitura de Rolândia, que depois de conquistar várias medalhas no velódromo, voltou a subir no lugar mais alto do pódio da categoria Junior, desta vez no contrarrelógio, com o tempo de 20min50seg. Mayra da Costa e Silva, de São Paulo, ficou em segundo lugar e Maria Eduarda da Silva, da Associação Joinvillense de Ciclismo, completou o pódio.


Crédito: Alan Modesto/CBC


No domingo aconteceram as provas de resistência e Catharine Vieira e Mayra da Costa e Silva seguiram protagonizando o grande duelo entre as mulheres juniores. Mais uma vez Catharine chegou a frente, com um tempo de 02:01:39 seguida de perto por Mayra na segunda posição, cerca de 15 segundo de distância, e em terceiro tivemos Joelma Ferreira, da Associação Joinvillense de Ciclismo.

 

Entre os homens, o vencedor foi Vitor Gabriel Tofanini, de São Paulo, com um tempo de 02:13:54, seguido por Sérgio Henrique Batista, da equipe ACR Roriz, na segunda posição e Luiz Fernando de Almeida, da Bahia, fechando o pódio da categoria da última prova.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar