Últimas Notícias

Brasileiros vencem no terceiro dia do Internacional de parabadminton do Brasil

Jogadores durante o internacional de parabadminton
                                                                Foto: Alessandra Cabral/CPB


O V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico desde a última segunda, 10, até domingo, 16, conta com 18 líderes do ranking internacional em suas classes, seja em simples ou em duplas. Ao todo, foram inscritos 268 atletas de 36 países. Desses competidores, 75 são brasileiros.

Entre os que jogam em casa, oito já avançaram para as fases eliminatórias nas chaves individuais, dentre os quais três venceram na quarta-feira, 12: Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas de baixa estatura); Júlio Cesar Godoy, da WH2 (cadeirantes); e Rogerio de Oliveira, da SL4 (atletas com deficiência nos membros inferiores). Os outros brasileiros classificados nas chaves de simples são: Natalia Borges Xavier (SH6), Raysson Silva (SL3), Rodolfo Cano (WH1), Sergio Santana (WH1) e José Chaves Neto (WH2).

O paranaense Vitor Tavares, único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu seus dois primeiros jogos na chave de simples. Na terça-feira, 11, ele derrotou o peruano Nilton Ignacio por 2 sets a 0 (21/9 e 21/ 13), em 20 minutos de partida. Já nesta quarta-feira, 12, o paranaense superou o francês Maxime Greboval, com as parciais de 21/5 e 21/13, em 19 minutos.

Nas duplas masculinas, Vitor tem atuado ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Na estreia, eles venceram os brasileiros Vinícius de Oliveira, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro Brasileiro (CPB), e Rennê de Souza, também por 2 sets a 0 (21/5 e 21/4). "Estou muito feliz em estar mais uma vez em casa. Aqui é a casa do esporte paralímpico brasileiro. Eu me sinto bem à vontade aqui. É algo incrível", disse Vitor

Por outro lado, ele ressaltou a qualidade dos adversários pelos quais ainda terá de passar para chegar a mais um título: "O nível está muito alto. Tem campeão, segundo e terceiro colocados dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na minha classe. Mas quero buscar o título. Ganhar em casa vai ser bom demais", completou.

Duplas brasileiras também avançam


Nas duplas, foram seis classificações brasileiras, totalizando avanço de 12 atletas. Nos pares masculinos WH1/2, classificaram-se duas duplas dos país anfitrião: Marcelo Conceição e Julio Cesar Godoy/Edmar Francisco Barbosa e Rodolfo Cano. Além deles, Leonardo Zuffo e Laura Fontoura, bem como Rogerio de Oliveira e Edwarda Dias avançaram nas disputas mistas SL3/ SU5. Por fim, Osvaldo Junior e Milani Gomes /Arthur Dias e Aline Cabral passaram de fase nas mistas WH1/2.

Arthur também é aluno da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual. Ele e Aline se classificaram em primeiro lugar do grupo, com três vitórias em três jogos.

A competição continua nesta quinta-feira, 13, com partidas da fase de grupo e os primeiros jogos eliminatórios. O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar