Últimas Notícias

Brasileiros se destacam pela regularidade na Copa Internacional de Mountain Bike

Ciclistas passam por obstáculos em prova de montais bike, em Araxá - MG
Foto: José Marcio Moreira/Ultrafotos

 

Foi realizado entre os dias 14 e 16 de abril a 20ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike. O tradicional evento da modalidade foi realizado no Grande Hotel Termas de Araxá, Minas Gerais. Os grande destaque da competição foram na elite masculina foi o chileno Martín Vidaurre, e na feminina Raiza Goulão, ambos venceram duas provas no fim de semana. Os ciclistas brasileiros conseguiram bons resultados e se colocaram a frente do ranking por regularidade.

 

A competição teve início na sexta-feira, dia 14, com a disputa do Short Track (XCC). A goiana Raiza Goulão saiu como a vencedora, seguida pela argentina Agustina Apaza na segunda posição e Isabella Lacerda na terceira. Na prova masculina, o vencedor foi o chileno Martín Vidaurre, que venceu a disputa direta contra o brasileiro Henrique Avancini, que chegou na terceira posição. O segundo colocado foi José Gabriel Marques.

 

No sábado (15), brilhou a estrela de Henrique Avancini, que foi campeão das últimas 9 edições da Copa Internacional. Ele superou um início de prova ruim para cruzar na frente dos compatriotas José Gabriel Marques e Gustavo Xavier, em segundo e terceiro lugares respectivamente e sair como vencedor do Cross Country Olímpico (XCO). No feminino, Karen Olimpio foi dominante do começo ao fim. Isabella Lacerda assegurou a segunda posição e a argentina Agustina Apaza foi a terceira colocada no XCO.

 

No sábado também tivemos as disputas do E-Bike na arena da CIMTB. O atual campeão da E-MTB Pró Masculina, Rubinho Valeriano começou a temporada vencendo ao completar as 5 voltas em 1h02min05. O top 3 teve ainda Samuel Cruz e Marcos Oliveira. Entre as mulheres, a vitória foi de Patrícia Loureiro, em 57min13min (4 voltas). Stefanye Silva e Fabiana Brandão fecharam o top 3.

 

Os duelos finais estavam guardados para o domingo (16) e o Brasil mostrou força na disputa feminina com Raiza Goulão vencendo a prova da super elite do XCO Hors Class (XCO HC), seguida por Karen Olimpio e Isabella Lacerda no top 3. Isabella assume a liderança da temporada, 116 pontos no ranking, contra 105 de Agustina Apaza (ARG), enquanto Karen foi a maior pontuadora nos três dias somando 140 pontos nos rankings UCI, graças ao título do XCO e o vice-campeonato do XCO HC.

 

A prova mais esperada pelo público presente, a super elite masculina do Cross Country Olímpico Hors Class (XCO HC), encerrou a 20ª edição da Copa Internacional em Araxá e entregou tudo aquilo que era esperado.

 

Ao final de seis voltas completadas, o vencedor do XCO HC foi o chileno Martin Vidaurre, que já havia ganhado o Short Track (XCC) na sexta-feira (14). Completaram o top 3 os brasileiros José Gabriel Marques, em segundo e Gustavo Xavier, em terceiro. Henrique Avancini, que havia triunfado no XCO do sábado (15), teve um problema mecânico, sofreu uma queda e abandonou a prova de domingo.

 

José Gabriel Marques, atual bicampeão geral da CIMTB, assegurou a segunda posição nas três provas, assumiu a liderança do evento e ainda somou 126 pontos nos rankings UCI, sendo o maior pontuador da etapa. Embora não tenha conseguido vencer, o atleta demonstrou uma ótima performance e lidera a temporada com 125 pontos conquistados (20 à frente do vice-líder Gustavo Xavier).

 

“Não falo que foi 100% positivo, porque a vitória não veio. Mas posso falar que foi 99%, porque haviam atletas que dispensam comentários. Campeões mundiais que pude ganhar de pelo menos um deles a cada dia. Faltam pequenos detalhes, ritmo de competição na Europa para superar esses atletas, mas andar desta maneira mostra que eu tenho margem grande de evolução”, concluiu José Gabriel Marques.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar