Últimas Notícias

Azerbaijão se retira do Europeu de levantamento após bandeira ser incendiada na abertura do torneio

Aram, vestido de preto e de boné, com a bandeira do Azerbaijão na mão pegando fogo
Foto: Vahram Baghdasaryan/Photolure


O Azerbaijão decidiu se retirar do Campeonato Europeu de levantamento de peso neste sábado (15), após a bandeira do país ser incendiada na Cerimônia de Abertura do evento. A decisão partiu de uma ordem do governo do país.

O estilista Aram Nikolyan, que trabalhou na cerimônia desenhando a roupa das mulheres que carregavam as bandeiras, pegou a bandeira durante a Parada das Nações e incendiou a bandeira azeri. Ele foi detido pela polícia logo depois e gravou um vídeo dizendo que não queria ver a bandeira do país tremulando na Armênia.

Armênia e Azerbaijão não mantém relações diplomáticas e tem um conflito sobre quem pertence a região de Nagorno-Karabakh. Durante o séc.XX, os dois países eram parte da URSS e após sua dissolução começaram a disputar o território.

A saída pode prejudicar atletas do Azerbaijão, já que todas as competições continentais valem pontos para o ranking de classificação para Paris - 2024. A Armênia também pode ser prejudicada, pois está concorrendo para receber o Mundial de levantamento de peso do ano que vem e o ocorrido pode deixar a IWF com receio de voltar ao pais.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar