![]() |
Foto: Vahram Baghdasaryan/Photolure |
O Azerbaijão decidiu se retirar do Campeonato Europeu de levantamento de peso neste sábado (15), após a bandeira do país ser incendiada na Cerimônia de Abertura do evento. A decisão partiu de uma ordem do governo do país.
O estilista Aram Nikolyan, que trabalhou na cerimônia desenhando a roupa das mulheres que carregavam as bandeiras, pegou a bandeira durante a Parada das Nações e incendiou a bandeira azeri. Ele foi detido pela polícia logo depois e gravou um vídeo dizendo que não queria ver a bandeira do país tremulando na Armênia.
During the opening ceremony of 2023 European Weightlifting Championships in Yerevan Armenia, the barbaric act took place, and the Azerbaijan flag was set on fire. This is deeply unacceptable and shows that Armenia is not ready to host such events. pic.twitter.com/tOzH1xK38W
— Farid Gayibov (@faridgayibov) April 15, 2023
Armênia e Azerbaijão não mantém relações diplomáticas e tem um conflito sobre quem pertence a região de Nagorno-Karabakh. Durante o séc.XX, os dois países eram parte da URSS e após sua dissolução começaram a disputar o território.
A saída pode prejudicar atletas do Azerbaijão, já que todas as competições continentais valem pontos para o ranking de classificação para Paris - 2024. A Armênia também pode ser prejudicada, pois está concorrendo para receber o Mundial de levantamento de peso do ano que vem e o ocorrido pode deixar a IWF com receio de voltar ao pais.
0 Comentários