Últimas Notícias

Panam Sports apoia que atletas russos e belarussos disputem a Olimpíada de Paris como neutros

 

Benoit Tessier/Reuters

A Panam Sports, entidade que rege os esportes no continente pan-americano e organiza os Jogos Pan-americanos, emitiu nota neste sábado dizendo que apoia que atletas russos e belarussos possam disputar os jogos olímpicos de Paris 2024 como atletas neutros

A entidade afirmou que o olimpismo "está ao serviço da promoção de uma convivência pacífica e harmoniosa" e que os princípios da Carta Olímpica "que estabelecem a inclusão, a não discriminação e a neutralidade política do esporte devem ser respeitados.

"Comissão Executiva apoia um processo em que são considerados critérios para a participação de atletas neutros no desporto internacional. Esses critérios devem incluir a ausência de vínculos com governos ou forças armadas, apoio à paz e aos valores olímpicos e total conformidade com o Código Mundial Antidoping e a Carta Olímpica. Além disso, as necessidades de potenciais atletas neutros não devem ter precedência sobre as de atletas da Ucrânia ou criar impacto indevido em atletas de outras regiões do mundo." disse a Panam Sports na nota

A entidade afirmou que continuará aguardando detalhes sobre a definição do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a entrada dos atletas da Rússia e Belarus como atletas neutros em Paris.

A Rússia e Belarus estão envolvidos na invasão à Ucrânia, conflito que já dura mais de um ano. E o COI vem desde janeiro buscando encontrar formas para que Atletas russos e belarussos que não apoiam a guerra possam disputar competições como neutros. Mas a iniciativa tem encontrado resistência da Ucrânia, que cogita um boicote aos Jogos de Paris. 

Alguns países europeus, além dos Estados unidos e Canadá, já se mostraram contra a inclusão destes atletas. E a World Athletics já anunciou que russos e belarussos continuarão sem poder competir no atletismo, reiterando sua decisão de março de 2022.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar