Últimas Notícias

Em iniciativa pioneira, Pan de Santiago-2023 terá sala de amamentação na Vila Pan-Americana para mães atletas

Representação em maquete da sala. Ela está em tons claros de madeira e há um berço, armário e duas salas privativas para amamentação
Maquete da sala de amamentação (Foto: Twitter/ Instituto Nacional de Deportes do Chile)


A organização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 abriu nesta terça (7), a primeira sala de amamentação da história das vilas olímpicas. A iniciativa é pioneira em eventos multidesportivos e será de utilização exclusiva das atletas mães cujos filhos ainda estão em período de amamentação. O espaço funcionará no Pan e no Parapan.

A Vila dos Atletas, está localizada na comuna de Cerrillos, que receberá grande parte dos sete mil atletas do Pan e dois mil do Parapan que participarão de Santiago-2023.

O anúncio foi feito numa cerimónia presidida pela ministra do esporte do Chile, Alexandra Benado, que exaltou a ideia. “É a primeira vez em um Pan-Americano e Parapan-Americano que teremos uma sala de amamentação e isso nos enche de orgulho, pois acreditamos que é o primeiro passo, é o mínimo que podemos dar aos nossos atletas que são mães".

O local foi idealizado para criar um ambiente agradável, privativo e exclusivo, para que a atleta se sinta confortável durante o processo de extração do leite materno. 

Natalia Duco, ouro no arremesso de peso nos  Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, afirmou estar muito feliz com este passo dado pela organização do Pan. “Estou orgulhosa, (...) é um passo tremendo. É muito simbólico. Há muito mais a fazer, há uma grande diferença que nós mulheres que somos mães e estamos a amamentar, temos sempre de escolher (entre a maternidade e o esporte) e isso não pode continuar a acontecer”, pontuou.

Os Jogos Pan-Americanos serão entre 20 de outubro e 5 de novembro e o Parapan entre 17 a 26 de novembro. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar