Últimas Notícias

Campeão olímpico da ginástica tem punição reduzida e está elegível para Paris 2024

Ginasta ucraniano com a bandeira e jaqueta de seu país comemorando vitória nas olimpíadas do Rio 2016
Foto: REUTERS/Ruben Sprich

 

O ginasta ucraniano Oleg Verniaiev, medalhista de ouro e prata nas Olimpíadas Rio 2016, terá a possibilidade de concorrer a uma das vagas para competir em Paris 2024, depois de ter uma suspensão por doping, de quatro anos, reduzida pela metade devido a recurso contrário à decisão ter sido reconhecido.

 

Verniaiev, que ganhou o ouro nas barras paralelas e a prata geral no Rio, foi retirado do esporte em 12 de julho de 2021, retroativo a 5 de novembro de 2020, após testar positivo para a substância proibida meldonium. No entanto, o alteta de 29 anos convenceu o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) de que a fonte da substância proibida eram produtos alimentícios contaminados.

 

Postando em suas redes sociais, Verniaiev, cuja proibição o impediu de defender seu título nas Olimpíadas de Tóquio 2020, disse: "Foi um longo processo, durante o qual provei que não tinha intenção de doping. O tribunal reduziu a sanção duas vezes, isso sugere que eles concordaram com meus argumentos e confirmou que o meldonium entrou em meu corpo sem minha culpa ou negligência”.

 

Verniaiev testou positivo para meldonium em 26 de agosto de 2020 e foi suspenso provisoriamente em 5 de novembro. Ele questionou a proibição em julho de 2021, postando nas redes sociais: "Por que apenas um teste deu positivo e nenhum dos quase uma dúzia de testes subsequentes confirmou a presença de uma substância proibida?"

 

Verniaiev perdeu o ouro geral no Rio por um décimo de ponto do japonês Kohei Uchimura. Ele também ganhou a medalha de bronze geral geral de 2019.


1 Comentários

  1. Ele é um dopado Ucraniano??? Ué??? Não eram só os Russos os trapaceiros??? Coragemmmmmmmmmmmmmmmmm desses passadores de pano para os Ucranianos

    ResponderExcluir

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar