Últimas Notícias

Atletas olímpicos da Ásia apoiam a participação de atletas russos visando Paris 2024

Painel roxo, com as letras em branco anunciando os Jogos Asiáticos em Hangzhou
Divulgação: www.hangzhou2022.cn

 

O Conselho Olímpico da Ásia (OCA) continuou a preparar o caminho para que os atletas russos e belarrussos se classifiquem para os Jogos de Verão de Paris do próximo ano por meio de eventos na região, como os Jogos Asiáticos, inclusive com o Fórum de Atletas endossando os princípios por trás da decisão.

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está sob imensa pressão de 35 governos, incluindo Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, para excluir atletas da Rússia e de seu aliado Belarus por causa da invasão da Ucrânia, dos próximos campeonatos internacionais.

 

O COI disse em janeiro que estava aberto para incluir os atletas dos países nas Olimpíadas como neutros e sugeriu a Ásia como um possível caminho de qualificação para contornar as proibições das competições europeias. A OCA já se ofereceu para permitir que estes  atletas competissem nos Jogos Asiáticos, que serão realizados na China no final deste ano, e de acordo com o órgão um encontro de 88 atletas, em uma reunião fechada em Bangkok, no sábado (18) concordou com a iniciativa.

 

Em uma declaração, a OCA disse que o fórum concordou que os atletas "não devem ser punidos pelas ações de seus governos" e "devem ter acesso a competições internacionais (incluindo os Jogos Asiáticos) sem qualquer forma de discriminação".

 

O fórum também endossou as condições sob as quais russos e belarrussos poderiam competir, incluindo a proibição de funcionários do governo dos dois países, a proibição de bandeiras ou símbolos nacionais sendo exibidos e total conformidade com as regras de doping.

 

O fórum insistiu em "justiça para os atletas asiáticos em qualquer caminho de qualificação", uma indicação de que quaisquer vagas em Paris concedidas a atletas da Rússia e de Belarus devem ser feitas às custas de atletas do continente mais populoso. Os argumentos refletiram a posição do COI, que está ansioso por evitar que o conflito em curso dilacere o movimento olímpico.

 

A Ucrânia ameaçou boicotar as Olimpíadas de Paris se russos e belarrussos puderem competir mas, nenhuma decisão final foi tomada ainda. Os 35 governos "afins" expressaram preocupação com os atletas competindo como neutros em um comunicado no mês passado, uma vez que eram financiados diretamente por seus governos e muitas vezes tinham vínculos estreitos com os militares.

 

Os Jogos Asiáticos estão previstos para acontecem em Hangzhou, na China, de 23 de setembro a 8 de outubro, tendo sido adiados em relação ao ano passado por causa da pandemia do COVID-19.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar