Últimas Notícias

Saiba tudo sobre o Australian Open de Tênis

Divulgação

Vai começar nesse domingo (15) o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano e que contará com com dois brasileiros nas chaves de simples e ausências importantes. Nesse miniguia você saberá do que é mais importante no único grand slam do hemisfério sul . 

CAMPEÕES EM 2022

Hamish Blair/AP


Simples: Rafael Nadal(ESP) no masculino e Ashley Barty (GBR)  no feminino 
Duplas: Thanasi Kokkinakis/Nick Kyrgios (AUS) no masculino, Barbora Krejčíková/Kateřina Siniaková (CZE) no feminino e Kristina Mladenovic(FRA)/Ivan Dodig (CRO) nas duplas mistas

TRANSMISSÃO


Os jogos terão transmissão nos canais ESPN na TV e da Star+ no streaming. Os narradores serão: Fernando Nardini, Renan do Couto, Matheus Pinheiro, Hamilton Rodrigues, Elaine Trevisan e Rodrigo Cascino. Já os comentaristas são Fernando Meligeni, Fernando Roese, André Ghem, Silvio Bastos, Teliana Pereira e Dadá Vieira.

BRASILEIROS


Simples: Thiago Monteiro (masculino);  Bia Haddad Maia e Laura Pigossi (feminino)
Duplas: Rafael Matos, Marcelo Demoliner, Marcelo Melo e Thiago Monteiro (masculino); Bia Haddad Maia e Luisa Stefani (feminino)

Confira os jogos da 1ª rodada (Horários de Brasília)

16/1
1:30 - Laura Pigossi x Caty McNally (USA)
2:00 - Thiago Monteiro x Constant Lestienne (FRA)

17/1
2:30 - Bia Haddad Maia x Nuria Parrizas-Diaz (ESP)
Horário a definir - Luisa Stefani/Caty McNally (USA) x  Jaimee Foulis/Astra Sharma (AUS)
Horário a definir - Bia Haddad Maia/Shuai Zang (CHN) x  Leylah Fernandez (CAN)/Bethanie Mattek-Sands (USA)
Horário a definir - Rafael Matos/David Vega-Hernandez (ESP) x Jan Zielinski/Hugo Nys (POL)
Horário a definir - Marcelo Demoliner/Andrea Vavassori (ITA) x Sander Gillé/Joran Vliegen (BEL)
Horário a definir - Thiago Monteiro/Pedro Portero (ESP) x Lloyd Harris/Raven Klaasen (RSA)
Horário a definir - Marcelo Melo/Mackenzie McDonald (USA) x Ivan Dodig (CRO)/ Austin Krajicek (USA)

Simples


Na disputa masculina, a ausência mais importante é a de Carlos Alcaraz. O jovem espanhol atual número 1 do mundo se machucou enquanto treinava e não estará na Austrália.  Assim, o primeiro lugar do ranking está aberto para alteração, e os candidatos são o norueguês Casper Ruud, o grego Stefano Tsistipas e o sérvio Novak Djokovic. Mesmo sem poder chegar ao número um, o espanhol Rafael Nadal, atual campeão, vai brigar para manter o título.



Divulgação



Único brasileiro na chave masculina, Thiago Monteiro, número 69 do mundo, vem de uma eliminação da primeira fase no ATP 250 de Auckland (NZL) e fará a sua estreia contra o francês Constant Lestienne, 65º do ranking. O jogo está previsto para a madrugada de segunda (16) às 2h da manhã.


Já entre as mulheres, a polonesa Iga Swiatek busca seguir no topo do ranking feminino. A tunisiana Ons Jabeur, a francesa Caroline Garcia e a belarusiana Aryna Sabalenka também são cotadas para ganhar o título. Importantes ausências são a da atual campeã. a australiana Ash Barty, que anunciou ainda no ano passado a aposentadoria do tênis e a japonesa Osaka Naomi, que está gravida e só volta em 2024.

Twitter WTA

O Brasil contará com duas tenistas. Bia Haddad Maia (15ª do ranking) e Laura Pigossi (113ª no ranking). Bia segue conseguindo bons resultados após o espetacular ano de 2022. No primeiro torneio do ano, chegou até as quartas de final do WTA 500 em Adelaide e tentará se aproximar do top 10. Pela primeira vez como uma das cabeças-de-chave do torneio, ela estreará contra a espanhola Nuria Parrizas-Diaz, 77ª do ranking. às 2h30 da terça-feira (17).

Já Pigossi, que havia perdido na final do qualifying, conseguiu a vaga de lucky loser após a desistência de duas tenistas. Ela enfrentará a estadunidense Caty McNally, que é parceira de Luísa Stefani nas duplas.


Duplas


Pascal Rathé/Tennis Canadá

O torneio de duplas podem trazer gratas surpresas para o Brasil. vice-campeã no ano passado e cabeça de chave número 7, Bia Haddad jogará ao lado da chinesa Shuai Zhang. Já Luísa Stefani, cabeça de chave 15, jogará ao lado da estadunidense Caty McNally

Stefani vem em uma grande fase, com o título do WTA 500 de Adelaide, ao lado da estadunidense Taylor Townsend, e volta aos slams mais de um ano após a grave contusão no joelho durante o U.S. Open de 2021.

Na estreia, Bia e Shuai vão jogar contra a canadense Leylah Fernandez e a estadunidense Bethanie Mattek-Sands, enquanto Luísa e McNally irão enfrentar as australianas Jaimee Foulis e Astra Sharma.

O favoritismo é para as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, que dominaram o circuito na última temporada com títulos em três dos quatro slams realizados no ano passado.

Já o masculino terá a presença de Rafael Matos, que fará dupla ao lado do espanhol David Vega-Hernandez. A dupla chegou as quartas de final do ATP 250 de Adelaide 2 e serão cabeças de chave 13 no torneio. Na estreia, irão enfrentar a dupla do polonês Jan Zielinski e do monegasco Hugo Nys.

Outras três duplas com brasileiros estarão presentes. Marcelo Demoliner, que jogará ao lado do italiano Andrea Vavassori, vai jogar contra os belgas Sander Gillé e Joran Vliegen. Thiago Monteiro, junto com o espanhol Pedro Portero, irá enfrentar os sul-africanos Lloyd Harris e Raven Klaasen.

Marcelo Melo recebeu convite e, ao lado do estadunidense Mackenzie McDonald, vai duelar com o croata Ivan Dodig e o estadunidense Austin Krajicek, cabeças de chave 5.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar