Últimas Notícias

Russo confessa doping e perderá medalha do Lançamento de Martelo

Reprodução: www.record.pt - Foto: Reuters

 

O arremessador de martelo Sergey Litvinov, da Rússia, está prestes a perder a medalha de bronze que conquistou no Campeonato Europeu de Atletismo de 2014, depois de admitir doping em uma tentativa malsucedida de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Ele culpou o Russian Athletics (RusAF) por pressioná-lo a tomar drogas proibidas.

 

Após sua admissão, a Agência Antidoping Russa anunciou que impôs uma proibição de dois anos a Litvinov, de 8 de novembro de 2021 a 7 de novembro deste ano. Eles também desclassificaram todos os seus resultados entre 14 de julho de 2012 e 25 de fevereiro de 2016.

 

A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) confirmou a suspensão e a anulação dos resultados de Litinov neste período. Litvinov admitiu, em sua página no Facebook, que tomava esteróides anabolizantes, conforme informou a Agência Antidoping Russa ao TASS.

 

“Em 2012, do final de abril ao final de maio, tomei turinabol e oxandrolona. Antes de usá-los, eu jogava 79 metros, o doping me ajudou a melhorar meus resultados em 2 metros, o martelo voou sem um bom sentimento ou boa técnica, então eu senti que estava errado. Perdi todas as minhas sensações técnicas com as quais trabalhava tanto, e o martelo ainda voava longe”, descreveu Litvinov.

 

“Minha motivação era melhorar em uma competição técnica muito difícil, eu estava interessado nos métodos de treinamento, técnica e psicologia deste esporte. Melhorar nessas coisas com doping, não faz sentido." Litinov alegou ainda que RusAF o encorajou a usar drogas mas no final foi uma decisão pessoal e sua própria culpa.

 

O russo afirma que quando o escândalo de doping na Rússia começou, ele se dedicou a melhorar a situação do país, criou uma comunidade antidoping e ajudou investigadores como Hajo Seppelt [o jornalista alemão que fez várias investigações de doping nos esportes russos]. “Nos últimos meses, repassei todos os detalhes do meu caso à AIU. Quero me desculpar com a comunidade de atletismo".

 

Litinov começou sua carreira competindo por Belarus antes de mudar para a Alemanha, terminando em quinto lugar no Campeonato Mundial de 2009 em Berlim. Nascido em Rostov-on-Don, ele começou a representar sua terra natal, a Rússia, em 2011.

 

Sergey Litvinov conquistou a medalha de bronze na Summer Universiade de 2013 em Kazan e no Campeonato Europeu do ano seguinte em Zurique, agora ele deve perder as duas medalhas. Se confirmado, Yury Shayunou, de Belarus, será promovido do quarto para o terceiro lugar em Kazan 2013 e Pavel Kryvitski, também de Belarus, subiria ao bronze no Campeonato Europeu.

 

A última aparição internacional de Litinov foi no Campeonato Mundial de 2017 em Londres, quando ele não conseguiu se classificar para a final. Seu pai, Sergey Litinov, campeão mundial de 1983 e 1987, morreu em fevereiro de 2018 aos 60 anos.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar