Últimas Notícias

Mundial Júnior de Surfe: conheça o histórico brasileiro e as promessas da nova geração da Brazilian Storm

Campeonato Mundial Pro Junior - foto: reprodução WSL

A temporada de surfe 2022 ainda não acabou. A disputa pelo Campeonato Mundial Júnior de Surfe (SAMBAZON World Junior Championship) começou no dia 9 de janeiro de 2023 em Seaside Reef, em San Diego. Será na Calofórnia a coroação dos melhores surfistas com menos de 20 anos no feminino e no masculino e alguns brasileiros estão na busca do tão sonhado título. 

Os representantes canarinhos têm uma reputação a defender: no masculino, o Brasil é recordista com nove vitórias em 21 edições. Lucas Vicente é o atual campeão, tendo conquistado o título em 2019, última vez que o cameponato foi realizado, uma vez que foi cancelado por dois anos devido à pandemia de Covid-19. Em 2018, tinha sido a vez de Matheus Herdy conquistar a taça. 

Os 48 surfistas desta edição, 24 em cada naipe, classificaram-se de acordo com os rankings regionais ou foram convidados pela WSL a participar. O Brasil tem, ao todo, quatro representantes, sendo o cearense Cauã Costa e o paulista Ryan Kainalo no masculino e Laura Raupp e Luana Silva no feminino. 

Laura, de apenas 15 anos, vem de uma temporada em ascensão. Em novembro, a surfista igualou Gabriel Medina como a mais jovem surfista a ganhar uma etapa de QS (Qualifying Series), quando conquistou o título na Praia Mole, em Florianópolis. Luana Silva também teve um ano especial: havaiana, filha de brasileiros, ela optou por defender o país tupiniquim em setembro, e ainda teve a oportunidade de disputar o Circuito Mundial com apenas 17 anos. 

Se as meninas, apesar da pouca idade, já têm certa rodagem em circuitos da WSL, Cauã Costa ainda inicia sua trajetória. O surfista estreiou no QS na etapa de Saquarema, em novembro, e fez bonito, chegando até as oitavas de final, além de ter conquistado o bicampeonato sul-americano Pro Junior na temporada. Já Ryan Kainalo, promessa brasileira desde os 12 anos, chegou a uma final de QS e conquistou três terceiros lugares. 

Laura Raupp comemora sua primeira vitória em QS. Foto: WSL / MARCIO DAVID

Oitavas de final

Nesta quinta-feira (12), as baterias de oitavas de final foram para água. No masculino, Cauã Costa perdeu para o australiano Oscar Berry, enquanto Ryan Kainalo caiu para o mexicano Alan Cleland. Com os dois fora, o Brasil se despediu da possibilidade de um terceiro título consecutivo. 

No entanto, a busca pela inédita conquista no feminino segue firme. Laura Raupp venceu a alemã Rachel Presti com um somatório de 11.67 e avançou para as quartas de final. Já Luana Silva levou a virada da canadense Erin Brooks e está fora da competição. 

Laura deve entrar em cena novamente na sexta-feira (13), com transmissão no site da WSL. 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar