Últimas Notícias

SurtoLista - nove documentários esportivos para assistir no fim do ano



Fim de ano é tempo de descansar um pouco. Recarregar as baterias, ficar de pernas pro ar e assistir muito filmes, séries e documentários. E se você é como a gente e não consegue se desligar do esporte, temos algumas sugestões de documentários - curta, média, longa metragem e série documental - presentes em alguns streamings pagos e outros meios gratuitos para você assistir durante as férias de fim de ano. Confira:


Breaking Life - Olympic Channel

uma série documental de cinco episódios que fala do esporte estreante na olimpíada de Paris - o Breaking. A série fala dos primórdios do movimento hip-hop em Nova York, onde o Breaking surgiu e mostra como ele se espalhou no mundo, acompanhando B-boys e B-girls na França, Colômbia, Índia e Senegal.

A série é gratuita e com legendas em português: https://olympics.com/en/original-series/breaking-life/


The Armstrong lie - Star +, Youtube premium e Apple tv

Em 2009, o documentarista Alex Gibney acompanha Lance Armstrong em sua volta ao Tour de France após anos de ausência e contar a sua história de herói estadunidense que venceu o câncer e venceu sete vezes seguidas a maior e mais difícil prova ciclística do mundo. Com o documentário quase terminado, explodem as denuncias de doping de Lance, que é desmascarado e banido do esporte. A partir daí, Alex refaz seu documentário e vai atrás dos bastidores dessa grande farsa que foi Lance Armstrong.


Of miracles and men - Star +

A série documental '30 for 30' da ESPN traz histórias sensacionais do esporte e é indispensável para o amante do esporte em geral. Como aqui o tema é esportes olímpicos, recomendamos o documentário dirigido por Jonathan Hock, que explora o lendário episódio do 'milagre no gelo' da olimpíada de inverno de 1980, sob os olhos dos soviéticos, que tinham uma seleção imbatível até aquele fatídico jogo para eles e o quanto aquilo impactou aquela geração de jogadores. 

O time da redenção - Netflix

Produzido por LeBron James e Dwyane Wade em parceria com o Olympic Channel, o documentário conta a história do famoso Redemption Team da olimpíada de Pequim, que foi formado para que os Estados Unidos retomassem a hegemonia perdida no esporte, desde as derrotas sofridas nos mundiais de 2002 e 2006 e na olimpíada de Atenas em 2004, até o recrutamento dos jogadores para brigar pelo ouro olímpico na China. Além de depoimentos dos jogadores Lebron e Wade, o documentário também conta com depoimento dos adversários da época, como Pau Gasol.


Guillermo Villas: esta vitória é sua - Netflix

O documentário acompanha a saga de um jornalista argentino lutando para provar que seu compatriota Guillermo Villas, foi número 1 do mundo da ATP em 1975 e 1976 e que isso lhe foi negado injustamente. Ele revisitou resultados de 280 semanas em que Villas, campeão de quatro grands slams, teve a real condição de ser o número 1 do mundo, um trabalho que levou doze anos. Nomes como Rod Laver, Boris Becker e Gabriela Sabatini dão depoimentos sobre Villa, um dos maiores tenistas no saibro na história. 



Vôlei, suor e lágrimas - Canal olímpico do Brasil

O documentário homenageia Bernardinho, contando o caminho de suas seis medalhas olímpicas conquistadas entre os jogos de Atlanta em 96 e Rio de Janeiro em 2016, com depoimentos de dezenas estrelas do vôlei como  José Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto, atletas e ex-atletas treinados por ele como o filho Bruninho, Fabi, Serginho, Bernard, Fofão, Giovane e Fernanda Venturini sobre este período de glórias no vôlei feminino e masculino.


Você pode assistir gratuitamente neste link: https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/videos/doc-volei-suor-glorias


Hugo Calderano - Outside The Venue - Youtube

O documentário feito pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de mesa) acompanha um pouco a rotina de folgas, treinos e competições de Hugo Calderano, mostrando todos os bastidores da preparação do brasileiro. Grátis e com legendas em português https://youtu.be/A3-6IsxDRnA


Efeito Avancini - Red Bull TV



Série em cinco episódios que conta a trajetória de Henrique Avancini, um dos maiores nomes do ciclismo mountain bike do mundo, desde as suas primeiras pedaladas até a etapa da copa do mundo disputada em Petrópolis, sua cidade natal. Inclusive, nós estivemos no lançamento desta série e tem um relato sobre ela aqui.  Disponível somente no aplicativo da Red Bull TV


Untold: Caitlyn Jenner - Netflix

Outra série documental esportiva que é excelente é a série untold, que está no netflix. A gente destaca o episódio que conta sobre a Jornada de autoaceitação da campeã olímpica no decatlo Caitlyn Jenner, que teve suprimir seu eu verdadeiro enquanto era Bruce Jenner, o esportista 'queridinho' dos Estados Unidos mesmo após o fim de sua carreira. Narrado em primeira pessoa, o documentário deixa alguns pontos mais sensíveis de fora, mas sua porção atleta e sua transição são bem abordados.


E qual a sua sugestão de documentário esportivo? Fala pra gente!


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar