Viktor Axelsen, da Dinamarca, no masculino e Akane Yamaguchi, do Japão, no feminino, foram eleitos os melhores jogadores do ano pela Federação Mundial de Badminton (BWF). Os prêmios foram entregues ao evento de final da temporada do BWF World Tour Finals, realizado em Bangkok, na Tailândia.
Durante o período de elegibilidade de 1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2022, Axelsen foi quase imparável, ganhando nove títulos, incluindo uma segunda coroa do Campeonato Mundial e três títulos consecutivos do World Tour. Os outros indicados na categoria foram o campeão mundial de 2021 Loh Kean Yew, de Cingapura, e o atual campeão asiático individual masculino, Lee Zii Jia, da Malásia.
Na categoria feminina, a japonesa Yamaguchi recebeu o prêmio após vencer sucessivos Campeonatos Mundiais no espaço de nove meses. Ela também conquistou os títulos do All England Open e do Japan Open deste ano. As outras candidatas ao título foram An Se-Young da Coreia do Sul e Tai Tzu Ying de Taiwan.
O título de Dupla do Ano da BWF foi para Zheng Si Wei e Huang Ya Qiong, da China, que conquistaram sete títulos consecutivos, incluindo um terceiro ouro no Campeonato Mundial. Os outros indicados na categoria foram Dechapol Puavaranukroh e Sapsiree Taerattanachai da Tailândia, Chen Qing Chen e Jia Yi Fan, da China, e Aaron Chia e Soh Wooi Yik, da Malásia.
O prêmio de Melhores Jogadores do Ano da BWF foi para os indonésios Fajar Alfian e Muhammad Rian Ardianto, que tiveram um ano consistente em que chegaram a oito finais e venceram quatro delas. Entre os jovens jogadores, Kodai Naraoka, que chegou a quatro finais e conquistou o título do Aberto do Vietnã, conquistou o título de Jogador Mais Promissor do Ano de Eddy Choong em reconhecimento às melhorias que o jogador japonês de 21 anos fez nos últimos 12 meses.
Entre os atletas paralímpicos, o melhor jogador Masculino de Badminton do Ano da BWF foi o japonês Daiki Kajiwara, campeão mundial WH2 e atual campeão paraolímpico em Tóquio. Manisha Ramadass da Índia, campeã mundial SU5, foi eleita a Jogadora do Ano do BWF Para Badminton Feminino.
Por fim, o prêmio de dupla do Ano da BWF Para Badminton foi para Thomas Wandschneider e Rick Cornell Hellmann da Alemanha, campeões mundiais nas categorias WH1 e WH2. O título coroou um ano impressionante para Wandschneider, que se tornou o mais velho campeão mundial de do badminton aos 58 anos no mês passado.
0 Comentários