A Comissão de Jogadores da Federação Internacional de Basquete (FIBA) expressou preocupação com a realização das partidas da fase de grupos da modalidade, nas Olimpíadas de Paris 2024, acontecerem em Lille, . Os principais problemas identificados são os fatores de saúde e segurança, além da distância entre Lille e a capital francesa.
O local do basquete para Paris 2024 provou ser controverso, mas depois que os dirigentes expressaram preocupação com a mudança das partidas da fase de grupos, a Fiba aprovou "condicionalmente" o Stade Pierre-Mauroy, em Lille, citando "razões extraordinárias invocadas por Paris 2024 e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)".
No entanto, insistiu que isso estava "pendente de confirmação de que os requisitos da Fiba foram cumpridos, principalmente aqueles relacionados à saúde e segurança dos jogadores e aos riscos associados".
A Comissão de Jogadores da Fiba, presidida pelo ex-jogador alemão Dirk Nowitzki, em sua última reunião do ano, expressou preocupação sobre o Stade Pierre-Mauroy ser usado para partidas da fase de grupos em Paris 2024, incluindo "saúde e a segurança dos jogadores em um estádio com teto retrátil durante o verão" e temores de que a distância de 225 quilômetros entre Lille e Paris impeça os jogadores de terem uma experiência olímpica completa, como equipes perderem a Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Christophe Dubi, diretor-executivo dos Jogos Olímpicos do COI, disse no início deste mês que a aprovação condicional da Fiba era "excelente notícia" e afirmou que "a aprovação final deve ocorrer em breve". Disse ainda que houve tempo "para produzir todos os refinamentos que são necessários para que as condições ótimas garantam a segurança e o bem-estar dos jogadores".
As partidas da fase de grupos de basquete em Lille devem começar em 27 de julho, um dia após a Cerimônia de Abertura, e vão até 4 de agosto, já a fase eliminatória será realizada em Paris, na Bercy Arena, de 6 a 11 de agosto. O Hall Seis da Arena Paris Sud foi o local originalmente planejado para as partidas da fase preliminar de basquete, mas surgiram preocupações sobre a ventilação deficiente e seu teto de nove metros.
O Stade Pierre-Mauroy, em Lille, também será usado para partidas eliminatórias de handebol em Paris 2024. Inaugurado em 2012, tem capacidade para 50.186 lugares e é a casa do time de futebol Lille OSC, que foi campeão da Ligue 1 em 2021. Além do futebol, o estádio já foi palco de provas de handebol, basquete, tênis e rugby, incluindo um público de 27.000 espectadores durante as eliminatórias do EuroBasket 2015.
0 Comentários