Teve início neste domingo (13) o ATP Finals 2022, evento de encerramento da temporada para os jogadores de simples e duplas melhor classificados no ATP Tour durante a temporada. A competição está sendo realizada em Turim, na Itália, entre os dias 13 e 20 de novembro de 2022. Esta é a 53ª edição do torneio (48ª em duplas), e a segunda vez que Turim recebe os campeonatos de fim de ano do ATP Tour. O destaque de hoje foi a derrota de Rafael Nadal para Taylor Fritz no encerramento do dia de competição.
A primeira partida da competição foi o jogo entre as duplas Lloyd Glasspool e Harri Heliovaara contra Marcelo Arevalo e Jean-Julien Rojer. Glasspool e Heliovaara estreantes no ATP Finals, venceram os atuais campeões de Roland Garros por 2 a 0 com parciais de 7-5 e 7-6 em uma partida decidida nos detalhes. A vitória da dupla também vingou suas derrotas para Arevalo e Rojer nas finais de Dallas e Estocolmo nesta temporada.
Na outra partida de duplas, Rajeev Ram e Joe Salisbury venceram a dupla Marcel Granollers e Horacio Zeballos em um jogo que poderia ser vencido por qualquer uma das duplas. Coube a Ram e Salisbury ficar com a vitória após parciais de 6-3, 6-7, 10-8 em uma partida de uma hora e 51 minutos. Os campeões do US Open deste ano chegaram a cinco vitórias consecutivas contra Granollers e Zeballos.
Nas disputas de simples, a primeira partida contou com um duelo entre dois dos maiores forehands do ATP Tour. Casper Ruud derrotou Felix Auger-Aliassime por 7-6, 6-4 e iniciou com vitória a caminhada no ATP Finals 2022. Ruud chegou para sua segunda participação no evento final, mas vem de apenas duas partidas vitoriosas em quatro torneios antes de Turim. Auger-Aliassime não conseguiu encontrar no jogo de estreia, o nível que o levou a vencer 16 partidas seguidas e conquistar três títulos consecutivos do ATP Tour entre outubro e novembro.
Mas o destaque da noite ficou
mesmo para Taylor Fritz, que estreou com uma vitória por 7-6 e 6-1, contra
Rafael Nadal. O espanhol ainda busca o único grande título que não
conquistou em sua carreira, o ATP Finals. Com a derrota
de hoje, somente com o título em Turim Nadal poderá ultrapassar Carlos
Alcaraz, pelo número 1 do ranking ATP no final do ano. A vitória animou Fritz, ele é o primeiro
jogador dos Estados Unidos de simples a competir no ATP Finals desde John Isner
em 2018 e busca para o país uma conquista que não vem desde Pete Sampras em 1999.
A fase de grupos do ATP Finals
2022 segue até o dia 18, quando então os classificados de cada grupo se
enfrentaram em semifinais no dia 19, para assim os vencedores desses duelos se
enfrentarem na grande final do dia 20 de novembro.
0 Comentários