Últimas Notícias

Revelados os mascotes das Olimpíadas de Paris 2024: os Frígios Olímpico e Paralímpico


Nesta segunda-feira (14), o Comitê dos Jogos de Paris revelou os mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos das Olímpiadas de Paris 2024. Os mascotes são objetos. Os dois barretes (gorros) frígios (Phryges) carregam um significado de liberdade para o povo francês ao longo da história.

No vídeo de divulgação, os mascotes aparecem na obra "A Liberdade guiando o povo" do pintor francês Eugène Delacorix, e fazem um percurso com a intenção de guiar a revolução por meio do esporte. Elas estão bordadas nas cores da bandeira francesa, vermelha, branca e azul, com o logo de Paris 2024 estampado na frente. Também tem um nó de laços que é o ornamento nacional francês.

Segundo o site do Comitê Olímpico, os gorros frígios representam a liberdade e já apareceram em bandeiras da América Latina antes de se popularizarem na França como símbolo da Revolução Francesa. Elas também são um símbolo internacional de liberdade usadas pelos escravos libertos dos tempos romanos e aparecendo em diferentes emblemas nas Américas. O barrete frígio se tornou um dos símbolos da República Francesa.

"Escolhemos o barrete frígio porque é um símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido que é um sinônimo de liberdade, um objeto que representará mascotes em todo o mundo. O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão", disse o presidente de Paris 2024 Tony Estanguet.

Os Arquivos Nacionais Franceses mostram o uso do objeto durante a catedral de Notre-Dame em 1163, durante a revolução de 1789, durante o trabalho de construção da Torre Eiffel e durante os Jogos em 1924. O gorro também está presente na logo oficial de Paris 2024, a Marianne, em todos os prédios do governo e em moedas e selos franceses. Saiba mais sobre os mascotes https://www.paris2024.org/en/mascots/.




As Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica, portanto, terão um papel fundamental em promover os próximos Jogos, antes de darem as boas-vindas ao atletas a Paris 2024. "De acordo com nossa narrativa, elas existem há milhares de anos e estavam presentes durante vários eventos-chave na história da França", disse a Diretora de Marca de Paris 2024 Julie Matikhine.

"Agora elas retornaram para este grande evento na França para liderar uma missão de revolução pelo esporte. O objetivo é mostrar que o esporte pode mudar tudo na sociedade. O objetivo é mostrar que o esporte e seus valores podem fazer grandes coisas. É sobre fraternidade, solidariedade e ajuda a sociedade a crescer".

Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar