Últimas Notícias

Da Copa à Olimpíada - Nova 'geração belga' busca rejuvenescer seleção e pode aparecer em Paris



Bélgica, Marrocos, Canadá e Croácia fazem parte do Grupo F da Copa do Mundo FIFA 2022. Ambos os países europeus saem na frente na disputa, mas marroquinos e canadenses podem surpreender, dificultando o caminho dos favoritos na disputa.

No entanto, para os Jogos Olímpicos, a seleção canadense já não tem mais chances de classificação. O país norte-americano fez uma péssima campanha no torneio classificatório deste ano, sendo eliminado nas oitavas-de-final, para a Guatemala.

Bélgica

A seleção belga de futebol não conta com muitas participações em Jogos Olímpicos. Até hoje, foram apenas quatro presenças, sendo três delas nos anos 20, e, a mais recente, em Pequim 2008, quando perderam a disputa da medalha de bronze para o Brasil. Contudo, o país europeu sagrou-se campeão da edição que sediou, na Antuérpia 1920.

Foram apenas três jogos para o título – uma vez que a Polônia, que estava programada para enfrentar os donos da casa na rodada inicial, não compareceu -, com fáceis vitórias contra a Espanha, Países Baixos e Tchecoslováquia.



Divulgação


Os belgas terão quatro jovens atletas para esta edição da Copa do Mundo, o primeiro deles é Zeno Koen Debast. Nascido em Halle, na Bélgica, e atua como zagueiro no Anderlecht, clube belga da Primeira Divisão. Na categoria de base, Debast teve uma rápida passagem pelo KSK Halle, mas aos 7 anos se apresentou ao Anderlecht onde está até os dias atuais, assinando seu primeiro contrato em outubro de 2019.

No entanto, a sua estreia profissional veio a ocorrer somente em maio de 2021, no empate de 2 a 2 válido pela Primeira Divisão da Bélgica contra o Club Brugge. Na temporada atual, Debast disputou 26 partidas e se consolidou como um dos principais jogadores da equipe. Pela seleção principal, o zagueiro só disputou duas partidas, mas a sua presença é uma constante nas seleções de base da Bélgica, tendo sido convocado pela primeira vez em 2018 para integrar a equipe sub15.


photonews

Amadou Zeund Georges Ba Mvom Onana.... ufa! Conhecido por Amadou Onana, nasceu em Dakar, no Senegal, e possui dupla nacionalidade, podendo defender também a seleção da Bélgica. Atualmente ele joga como volante no Everton, clube da Premier League. A carreira de Onana teve seus primeiros passos com passagens rápidas por clubes da Bélgica como Anderlecht, RWS Bruxelas e Zulte Waregem, quando em 2017 foi incorporado pela base do clube alemão 1899 Hoffenheim.

Em meados de 2020, Onana ingressou no Hamburger SV, fazendo sua estreia em jogo da copa alemã, em setembro de 2020, contra o Dínamo de Dresden, da terceira divisão. Ele marcou de cabeça aos 89 minutos da partida, que terminou com uma derrota fora de casa por 4 a 1. O desempenho do meio campista chamou a atenção do Lille, clube da Ligue 1, e em agosto de 2021 ele chegou para disputar o campeonato francês. Logo na primeira temporada já disputou 32 partidas, marcando um gol. A carreira de Amadou Onana ainda daria mais um salto, que aconteceu com a transferência em agosto deste ano, para disputar a primeira divisão da Inglaterra pelo Everton. Em uma transferência na casa dos €40 milhões de euros. 

Na temporada atual, o volante já disputou 15 partidas e deu uma assistência para gol. Pela seleção, apesar do nascimento em Senegal, Onana escolheu atuar pela Bélgica desde a base, sendo convocado pela primeira vez em 2018 para a categoria sub-17. A estreia pela seleção principal ocorreu em junho de 2022 na derrota por 4 a 1 para o Países Baixos.

Divulgação


O terceiro é Charles De Ketelaere nasceu em Bruges, na Bélgica, e atualmente atua no ataque do Milan, da Itália. Com 1,92m de altura, o promissor atacante é versátil e pode atuar também no meio-campo. De Ketelaere começou a jogar futebol no KFC Varsenare, aos 5 anos de idade, tendo ido para o Club Brugge em 2008, aos 8 anos. Só saindo neste ano para defender a equipe de Milão.  Além de jogar futebol, também era considerado um exímio e promissor jogador de tênis, sendo campeão local aos 10 anos de idade.

Sua estreia como profissional aconteceu em setembro de 2019, contra a equipe de Francs Borains na copa da Bélgica. Em outubro fez sua estreia pela Liga dos Campeões da UEFA em partida contra o Paris Saint-Germain, tendo o Brugge perdido pelo placar de 5 a 0. De Ketelaere marcou pela primeira vez em fevereiro de 2020, na vitória por 2 a 1 sobre o Zulte Waregem, nas semifinais da Copa da Bélgica. Em dezembro do mesmo ano, De Ketelaere foi eleito o melhor jogador jovem do país. 

As boas atuações e possibilidade de atuar em mais de uma função no campo despertaram o interesse dos principais clubes da Europa, sendo assim, em julho de 2022, ele assinou um contrato de cinco anos com o AC Milan. Na atual temporada ele já atuou 18 vezes e deu uma assistência para gol. Nas seleções de base, De Ketelaere foi chamado a integrar a equipe sub-16 pela primeira vez em 2017, desde então é presença constante na seleção principal da Bélgica, sendo convocado pela primeira vez em novembro de 2020, fazendo sua estreia contra a Suíça. O primeiro gol pela seleção foi contra a Itália, em outubro de 2021 na disputa 3º lugar da Liga das Nações, ao todo o atacante já conta com 10 jogos pela seleção principal.


onefootball

Jérémy Doku é outra jovem opção da seleção belga. Ele tem descendência ganesa mas nasceu na Antuérpia, Bélgica. Atualmente o atacante defende a equipe do Rennes, na primeira divisão da França. Doku começou a jogar futebol ainda bem jovem por clubes locais como KVC Olympic Deurne, Tubantia Borgerhout e Beerschot. Aos 10 anos de idade ele se juntou ao RSC Anderlecht, para concluir a sua formação de base. Doku fez sua estreia profissional com o Anderlecht na derrota por 4 a 2 para o Sint-Truiden, da Primeira Divisão, em novembro de 2018, aos 16 anos de idade. O jovem promissor disputou 37 partidas pela equipe principal do Anderlecht e marcou 6 gols.

As boas atuações com a camisa do clube francês valorizam o passe do jogador e, em 2020, Doku, assinou contrato com o Rennes por cinco anos, por € 26 milhões de euros. Na temporada atual, o atacante já atuou 10 vezes pelo clube francês, mas ainda não marcou. 

Pelas seleções de base, Doku foi convocado pela primeira vez em 2017, para atuar pelo sub15, em seguida representou os sub17 da Bélgica no Campeonato da Europa da categoria de 2018. Ele fez sua primeira aparição pela seleção belga em setembro de 2020, contra a Dinamarca, na Liga das Nações. Três dias depois, ele marcou seu primeiro gol pela seleção na vitória por 5 a 1 sobre a Islândia. Pela seleção principal já foram 10 jogos, com 2 gols e 3 assistências, que o credenciou para a disputa desta Copa do Mundo.

AFP


Marrocos

Os marroquinos estão acostumados a participar de edições de Jogos Olímpicos, ao todo foram sete ocasiões. Porém, os resultados sempre ficaram aquém das expectativas. A melhor campanha foi em Munique 1972, quando a seleção africana avançou até a segunda fase da competição.

Divulgação

Para esta Copa, os marroquinos terão dois jovens jogadores que também poderão estar em Paris, Bilal El Khannouss e Abde Ezzal. El Khannous, é filho de pais marroquinos, no entanto seu nascimento foi na Bélgica em maio de 2004. Atualmente é meio-campista do KRC Genk, equipe da primeira divisão belga. A carreira de base de El Khannous teve início no Anderlecht, onde ficou até seus 15 anos de idade, sendo chamado a se juntar ao elenco do KRC Genk em 2019. 




Seu primeiro contrato profissional foi assinado em julho de 2020, e a sua estreia na equipe principal ocorreu em 21 de maio de 2022 contra o KV Mechelen, jogo válido pela primeira divisão do campeonato belga. Na temporada atual são 17 partidas e uma assistência para gol. El Khannous defendeu as categorias de base da Bélgica entre os sub15 e o sub18, quando então decidiu defender o sub20 de Marrocos, e também a seleção principal da equipe africana a partir de 2020. Pela seleção principal ainda não atuou, mas seu destaque na equipe sub-23 de Marrocos garantiu ao meio-campista um lugar entre os 26 da Copa 2022.


AFP

Abdessamad Abde Ezzalzouli, conhecido com Abde, nasceu no Marrocos em dezembro de 2001 e atualmente defende o Osasuna, da Espanha, sendo emprestado pelo Barcelona, na La Liga espanhola. Abde é nascido em Marrocos, mas mudou-se para a Espanha com a família aos sete anos para morar na cidade de Elche. Ezzalzouli fez parte das categorias de base de equipes locais como: Peña Ilicitana Raval CF, CD Pablo Iglesias, Kelme CF, Promesas Elche CF e CD Cultural Carrús, foi então que em 2016, ele se juntou aos juniores do Hércules onde iniciou a carreira profissional em 2019.

As boas atuações entre a equipe B e a principal do Hércules chamaram a atenção do Barcelona e em agosto 2021 o jogador foi chamado para integrar a equipe B do time catalão. Ele fez sua estreia na equipe principal do Barcelona no empate de 1 a 1 com o Alavés, em jogo válido pela La Liga em outubro de 2021, tornando-se assim o primeiro jogador marroquino a integrar a equipa principal do Barça. O primeiro gol foi marcado contra o Osasuna, em dezembro de 2021, no empate por 2 a 2.  Em setembro de 2022, ele renovou seu contrato com o Barcelona até 2026 e foi emprestado ao Osasuna.

Em 4 de setembro, ele fez sua primeira aparição pelo novo clube contra o Rayo Vallecano após marcar o gol da vitória por 2 a 1. Na temporada 2022-23 são 8 partidas e duas assistências para gol. Abde iniciou a trajetória na seleção marroquina em 2020, integrando a equipe sub20 e teve uma passagem marcante ao rejeitar disputar a copa das nações africanas de 2021 pela seleção de Marrocos para se concentrar em seu clube na Espanha. Em setembro de 2022, Ezzalzouli foi convocado para a seleção, e enfim fez a sua primeira partida na equipe principal em um amistoso contra o Chile, que terminou com uma vitória por 2 a 0, e espera ter mais oportunidades na Copa.


AFP


Croácia

Como país independente, a Croácia nunca esteve presente em uma edição de Jogos Olímpicos no torneio de futebol. Caso classifique-se para Paris, o país europeu que costuma aprontar em Copas do Mundo, poderá garantir o seu primeiro título de fato. Uma vez que a Iugoslávia se sagrou campeã em Roma 1960.

Federação Croata de futebol


Para isso, eles poderão contar com duas peças importantes da Copa do Mundo do Catar, Joško Gvardiol e Luka Sučić. Gvardiol já se destaca como um dos pilares deste excelente time croata. Ele começou a sua carreira futebolística muito cedo, no pequeno time Trešnjevka. Por lá, chamou a atenção das principais equipes croatas, como o Dínamo Zagreb, que o contratou ainda muito jovem.

Inicialmente, Joško, atuou como lateral-esquerdo, mas logo foi deslocado para sua posição atual, a de zagueiro. Pela equipe principal do Dinamo foram 52 jogos, com direito a quatro gols e três assistências. Até ser vendido para o Red Bull Leipzig, em meados de 2021, por cerca de 19 milhões de euros. 

Desde que chegou ao Leipzig, ele se consolidou com uma das principais promessas na posição, e atraindo o interesse de diversos clubes europeus, com o Chelsea, da Inglaterra, que acredita-se já ter negociações avançadas para a aquisição dos direitos do jogador, pela bagatela de 43 milhões de libras.

Pela seleção, Gvardiol já marca presença desde 2018, quando atuava pelo sub16. A estreia no profissional aconteceu em 2021, em um amistoso, justamente contra a Bélgica, adversária da Croácia no grupo.

AFP

Em um meio-campo formado por Luka Modrić, Mateo Kovačić e Marcelo Brozović, fica um pouco complicado para o novato Luka Sučić. Porém, o jovem talento do Red Bull Salzburg, já surge como o substituto de seu xará, Modrić, na seleção croata; além de despertar o interesse de grandes clubes, como do Newcastle, da Inglaterra.

A carreira profissional de Sučić começou no pequeno Liefering, antes de ser adquirido pelo RB Salzburg. Desde 2020, Luka já participou de 89 jogos, marcando treze vezes e assistindo os seus companheiros por outras dez ocasiões, pelo clube austríaco.

Apesar de ter nascido em Linz, na Áustria, e ser filhos de pais bósnios, que se mudaram para lá com o intuito de fugir da guerra, ele sempre seguiu o seu coração e demonstrou o interesse em defender a Croácia. Foram várias tentativas, principalmente dos austríacos, de contar com o seu talento em sua respectiva seleção.

Por esse motivo, ele esteve presente nas convocações das categorias de base croatas desde 2017, enquanto ainda estava no sub15. A estreia pelo elenco principal veio em 2021, quando ele entrou em campo no empate de 2 a 2, pelas Eliminatórias da Copa do Catar, contra a Eslováquia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar