Últimas Notícias

Construção da Vila Olímpica de Milão Cortina 2026 recebe sinal verde

Reprodução: www.archdaily.com.br - Skidmore, Owings & Merril / Pixelflakes

 

Após um recurso mal sucedido contra os planos para atrasar o início da construção, a principal Vila Olímpica dos Jogos de Milão-Cortina 2026 recebeu luz verde para começar, com as obras da antiga estação ferroviária de Porta Romana, marcadas para começar este ano.

 

A Vila Olímpica será construída em área adquirida em novembro de 2020, pela COIMA SGR e seus parceiros Covivio e Prada Holding, por um total de € 180 milhões de euros, e por decisão do Conselho de Estado ali será construída a Vila Olímpica, com prazo de conclusão previsto para julho de 2025.

 

Manfredi Catella, presidente e fundador da COIMA SGR, chamou a rejeição ao um plano de apelação de "um momento importante", insistindo que o projeto permanece programado para ocorrer: "A recuperação da área foi concluída e testada em agosto, então estamos quatro meses adiantados. Mesmo as obras preparatórias, que deveriam começar em fevereiro, já foram iniciadas em setembro e, juntamente com as escavações, serão concluídas até fevereiro”.

 

Catella acrescentou que as empresas haviam antecipado possíveis problemas financeiros antes dos aumentos acentuados da inflação nos últimos tempos. Espera-se que a licença de construção seja dada aos construtores até o final do ano. "Lançamos um edital há quatro meses e estamos na fase final: a meta é entregar a obra antes do Natal a uma empresa que se encarregará da construção da Vila Olímpica." disse Catella, segundo a publicação italiana Corriere della Sera.

 

Este projeto de requalificação inclui a criação de um grande parque com percursos  e ciclovias, assim como corredores verdes e espaços públicos para desporto e convívio e prevê-se que habitações residenciais, escritórios, habitação social e estudantil e meios de transporte também façam parte do projeto.

 

Já o responsável pela região da Lombardia, Attilio Fontana, disse que isso beneficiaria a cidade co-sede dos Jogos por gerações, com a recuperação de 190.000 metros quadrados de áreas abandonadas, um dos maiores projetos de regeneração urbana de Milão e que ainda vai contribuir para dar vida a um bairro verde, moderno, ao serviço dos estudantes, das atividades produtivas e comerciais e de toda a cidade ", afirmou Fontana.


A próxima Olimpíada de Inverno está programada para ocorrer de 6 a 22 de fevereiro de 2026, seguida pelas Paraolimpíadas de 6 a 15 de março. Os Jogos serão em Milão-Cortina 2026 e estão programados para se espalhar por dois centros principais em Milão e Cortina d'Ampezzo, sendo que o último sediou os Jogos em 1956.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar