Últimas Notícias

Brasil conquista prata e bronze e encerra em quarto lugar o Mundial de judô para cegos


A seleção brasileira de judô encerrou sua participação nesta quinta-feira, 10, no Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, com mais duas medalhas: prata com as mulheres e bronze com os homens no torneio por equipes, evento que marca o fim da competição e não conta pontos na classificação geral do individual. Nesta, o país ficou com o quarto lugar, atrás de Turquia, Ucrânia e Irã graças ao excelente desempenho apresentado nos dois dias de lutas que culminaram nas dez medalhas ao todo: duas de ouro, duas de prata e seis de bronze. Foi a melhor performance brasileira em todos os tempos no Mundial da modalidade.

A disputa por equipes é feita da seguinte forma: cada país participante – a inscrição não é obrigatória a todos os envolvidos no torneio individual – precisa montar um sexteto com três atletas da classe J1 (cegos totais) e três da J2 (baixa visão). Todos se enfrentam entre si em duelos melhor de seis e vence quem conquistar mais vitórias. Nesta edição, a chave feminina contou com cinco equipes: Brasil, Índia, Turquia, Ucrânia e um combinado de atletas da IBSA (Federação Internacional de Esporte para Cegos). As brasileiras estiveram representadas por Alana Maldonado, Brenda Freitas, Erika Zoaga, Larissa Oliveira, Lúcia Araújo, Rebeca Silva e Rosi Andrade. Ganharam das turcas (4 a 2), do Time IBSA (4 a 1) e das indianas (4 a 0), mas acabaram derrotadas pelas ucranianas (4 a 3), que fecharam o torneio na frente de todas.

Já a chave masculina teve 11 participantes: Brasil, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Uzbequistão, Ucrânia, França, Mongólia, Turquia, Índia e o Time IBSA. Neste caso, o sistema foi de chaveamento em confrontos mata-mata. Os brasileiros estrearam já nas quartas de final e foram superados pelos cazaques por 4 a 1. Formaram a Seleção masculina Arthur Silva, Elielton Oliveira, Harlley Arruda, Marcelo Casanova, Sergio Fernandes, Thiego Marques e Wilians Araújo. O time voltou para a repescagem e conseguiu bater a Geórgia (4 a 2) para se classificar à disputa do bronze, quando ganharam dos ucranianos por 4 a 3. O título ficou com os turcos, que bateram o Azerbaijão (4 a 2). O Cazaquistão também faturou um bronze ao derrotar o Time IBSA por 4 a 1.

O foco dos judocas brasileiros, agora, será o Pan-Americano da IBSA, que acontece entre 8 e 12 de dezembro em Edmonton, no Canadá. Desde o Campeonato Europeu realizado em setembro, na Itália, todos os torneios chancelados pela Federação Internacional contam pontos no ranking, que será a base da classificação dos atletas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Foto: Renan Cacioli/CBDV




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar