![]() |
Foto: Luis Miguel Pereira/CBTM |
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciou que o Brasil será sede de dois eventos do Circuito Mundial de Tênis de Mesa em 2023: o WTT Youth Contender e o WTT Contender. Ambos os campeonatos acontecerão na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro-RJ, e serão realizados entre os meses de junho e agosto do próximo ano. A última vez que o país recebeu um evento olímpico da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) foi em 2017.
A primeira das duas disputas a acontecer será o torneio de jovens. Os mesa-tenistas do sub-11 ao sub-19 entrarão em ação no Parque Olímpico da Barra da Tijuca entre 27 de junho e 2 de julho. Logo após, a Arena Carioca 1 receberá o TMB Platinum – Ciclo II, entre 5 e 9 de julho. Pouco mais de um mês depois, a Cidade Maravilhosa recepcionará o WTT Contender entre 5 e 9 de agosto.
Esta é a primeira vez que o território verde e amarelo receberá um campeonato da World Table Tennis (WTT). Desde 2021, a empresa – criada pela ITTF e responsável pela execução dos campeonatos da modalidade – apresentou uma verdadeira reestruturação no Circuito Mundial com o intuito de deixar o esporte ainda mais atrativo para toda a comunidade.
A última vez que o Brasil recebeu um campeonato olímpico da Federação Internacional foi em 2017. Na ocasião, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, serviu como palco do Aberto do Brasil, em que teve Hugo Calderano e a romena Bernadette Szocs como campeões das principais disputas.
Com a confirmação das duas competições WTT no Brasil, o diretor da CBTM, Geraldo Campestrini, exaltou a oportunidade que os atletas brasileiros terão de angariarem pontos para o ranking mundial, além da oportunidade do contato entre o público e os ídolos brasileiros.
“A volta de um calendário de eventos internacionais de tênis de mesa sediados no Brasil tem importância técnica, com a oportunidade de mais atletas brasileiros poderem buscar pontos no ranking mundial e se conectar com atletas e treinadores de todo o mundo, e de visibilidade e divulgação da nossa modalidade. É fundamental que os principais ídolos do tênis de mesa tenham uma rotina de proximidade com os fãs brasileiros”, disse o diretor.
O Brasil já havia atraído a atenção internacional. Em agosto deste ano, Gonzalo Barak, gerente de parcerias da empresa nas Américas e responsável pela parte comercial da WTT no continente, visitou o país e o definiu como um mercado muito importante. À época, ele qualificou o país sul-americano como “um anfitrião ideal de eventos da WTT a nível mundial”.
“Minha visita ao Brasil é com o objetivo de ver a oportunidade de trazer grandes competições da WTT ao país. Há vários anos que, devido ao excelente trabalho da CBTM, o Brasil se transformou em um mercado muito importante no tênis de mesa mundial e de referência nas Américas”, explicou o gerente quando visitou o solo brasileiro.
E ainda há a expectativa de que seja confirmada uma outra competição internacional paralímpica na próxima temporada - a CBTM já organiza o Aberto paralímpico do Brasil. A expectativa é que o Brasil receba um Aberto – Fator 20 no primeiro semestre de 2023 e que ele seja válido para o Bolsa Atleta.
0 Comentários