Últimas Notícias

Brasileiro de Escalada Esportiva define os seus campeões

 
Carol Coelho

*com Marlos Régis

Nesta quarta-feira (28) terminou o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, disputado na cidade de Curitiba. O evento contou com todas as três modalidades do esporte (Boulder, Lead e Speed), e conferindo o título aos melhores escaladores do Brasil.

Lead

Felipe Ho e Anja Kohler venceram as primeiras finais  do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, o Lead, ou Escalada Guiada, onde vence o atleta que chegar ao patamar mais alto prendendo uma corda de segurança em determinados pontos do percurso. 

A prova é considerada de maior dificuldade e se assemelha à tradicional Escalada em rochas, muito praticada em todo o mundo. Na disputa masculina, o paulistano Felipe Ho levou o ouro no desempate contra o Mateus Bellotto, após ambos somarem 30 pontos. Com a mesma pontuação, a vitória foi definida pelo menor tempo de percurso, onde Ho conseguiu ser 8 segundos mais veloz. O bronze foi para Rodrigo Hanada, com 27 pontos. 

Entre as mulheres, Anja Kohler não deu chance às adversárias, somando 34 pontos. A prata ficou com Patrícia Silva, com 30 pontos, e o bronze com Bianca Castro, que somou 22. 

Speed

As finais da prova de velocidade, no masculino, foi vencida por Pedro Yukio Egg, com o tempo de 7.91. Enquanto, Renan Denardo, ficou com a prata após não conseguir completar o percurso na disputa final da modalidade.

A medalha de bronze ficou com o paranaense Francisco Barão com o tempo de 10.99 segundos, superando o seu adversário, o também paranaense, Lucca Macedo Gama da Silva, que terminou com o tempo de 12.15 segundos, 1.16 acima do medalhista de bronze.

No feminino, o ouro foi para a paulista Julia Brandão, com o tempo de 12.58 segundos. A prata ficou com a paranaense Camila Flores, com o tempo de 15.57 segundos. O bronze ficou com a catarinense  Ana Carolina Gumurski da Rocha, derrotando Iasmim de Queiroz Freitas, do Distrito Federal, por apenas 0.02 segundos.

Boulder

O boulder masculino teve no pódio o principal trio de escaladores do Brasil, Rodrigo Hanada, Felipe Ho e Mateus Bellotto ficaram, respectivamente com as três primeiras posições. Os três atletas costumam representara o país nas etapas de Copa do Mundo da Federação Internacional.

A diferença entre eles foi pequena, Rodrigo, conseguiu superar Felipe e Mateus por apenas uma zona, terminando a competição com três topos e quatro zonas alcançandas. Enquanto os outros dois escaladores empataram com três topos e três zonas. No critério de desempate, Ho, levou a melhor e ficou com o segundo lugar, por ter feito um número menor de tentativas.

No feminino, Anja Kohler, levou o ouro com facilidade, sendo a única atleta a alcançar o topo por três vezes. A prata e o bronze ficaram com a mineira Laura Farhat, e a paranaense Mariana Hanggi. As duas também empataram com um topo e três zonas, mas, no final, o critério de desempate deu o segundo lugar para Laura.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar