Cabeça de chave número cinco do evento, o brasileiro Vitor Ishiy estreou com vitória na chave principal do WTT Feeder da República Tcheca. Jogando na tarde desta quinta-feira (25), em Olomouc, o atual número 63 do mundo precisou de 46 minutos para despachar o belga Laurens Devos. O triunfo, por 4 sets contra 2, teve as parciais de 11/6, 8/11, 10/12, 11/6, 11/3 e 12/10.
O jogo começou tranquilo para o brasileiro. Soberano no set inicial, não foi ameaçado em nenhum momento por Devos. Aos poucos, foi construindo uma boa vantagem e no final quebrou os últimos dois serviços do belga, confirmando o seu serviço na sequência para fechar a parcial inicial em 11 a 6.
A tônica se repetia no segundo set, com Ishiy chegando a abrir uma vantagem de 8 a 3. Confiante, errou muito pouco até aquele momento. Porém, na ânsia de fechar o set, arriscou demais em algumas bolas e cedeu espaço para a reação de Devos, que numa arrancada de oito pontos sequenciais arrematou o set por 11 a 8.
“Acho que comecei jogando bem, mas fiquei um pouco apressado querendo me impor muito fisicamente, o que foi demais”, reconheceu Ishiy. “Depois, consegui acalmar um pouco o jogo, para não cometer erros fáceis e felizmente reagi para sair com vitória”, endossou o mesa-tenista brasileiro.
No terceiro set, a reação espetacular foi de Ishiy. O brazuca chegou a estar em uma desvantagem de quatro pontos (10 a 6), mas foi buscar o empate em dez, empilhando quatro pontos em sequência. Não foi o suficiente para vencer a parcial, ganha por 12 a 10 por Devos. Mas foi o necessário para recuperar a confiança perdida.
Tanto que no quarto set o brasileiro foi dominante de início, abrindo uma vantagem de 7 a 2. Novamente assistiu ao belga empreitar uma reação, mas desta vez Ishiy parou o jogo no momento certo, quando o placar chegou em 7 a 6. Colocou os nervos no lugar e voltou à mesa para fazer quatro pontos em sequência, fechando a parcial em 11 a 6 e igualando o placar em 2 sets a 2.
No quinto set, Ishiy reencontrou a consistência de seu jogo. Apostando nos ralis, foi cansando fisicamente o belga e quando tinha a chance de fechar o ponto, soltava o seu braço direito. Desta forma, cedeu pouco espaço para Devos colocar suas bolas de efeito, construindo duas boas sequências de pontos que lhe garantiram uma tranquila vantagem no placar: 11 a 3.
O sexto e último set foi um teste de nervos. Ishiy ficou atrás até o sétimo ponto, quando buscou uma importante igualdade. Depois, os atletas foram trocando pontos até Devos ter um duplo set point a seu favor. Mesmo com as costas na parece, Ishiy conseguiu desempenhar o seu melhor jogo e marcou quatro pontos sequenciais para vencer o set por 12 a 10 e o jogo por 4 a 2.
O brasileiro volta à mesa nesta sexta-feira (26), às 8h35, com a possibilidade de realizar dois jogos. Encara inicialmente ao sul-coreano Kim Taehyun (230°do ranking), pela fase de 32. O confronto é inédito e, caso Ishiy vença, encaminha sua vaga nas oitavas de final da competição, realizada no mesmo dia.
Foto: WTT
0 Comentários