No tie break, França bate os Estados Unidos e vence a Liga das Nações de Vôlei masculina pela primeira vez

Jogadores franceses entraram em quadra imitando jogadores de futebol americano (Foto: FIVB)

A Liga de Nações de Vôlei masculina foi decidida em uma grande partida neste domingo (24), em Bolonha, na Itália. No final, após um disputado tie break, a França foi campeã ao vencer os Estados Unidos por 3 a 2 (25-16, 25-19, 15-25, 21-25 e 15-10).

Este é o primeiro título francês na competição, que soma uma prata em 2018 e um bronze em 2021. A seleção também possui mais dois títulos na Liga Mundial de Vôlei, em 2015 e 2017. A atual campeã olímpica também impôs seu grande momento como o time a ser batido no Mundial de Vôlei, que será disputado a partir de agosto.

Tudo parecia caminhar bem para o lado francês ao vencerem os dois primeiros sets com o principal atleta do time em grande exibição, Earvin Ngapeth somou 12 pontos de ataque e complicou a vida dos estadunidenses. A equipe da França conseguiu fechar as parciais com boas vantagens, 25-16 e 25-19.

Porém, a reação dos Estados Unidos veio no terceiro set de maneira inacreditável com uma grande auação de Torey Defalco, Aaron Russell e Garrett Muagututia, que juntos somaram 18 pontos de ataques, fechando a parcial em 25-15. A maré positiva continuou no quarto set, com menor diferença, o time norte-americano fechou em 25-21.

No set desempate, parece que o espírito dos primeiros sets voltou à equipe europeia e após abrirem uma confortável vantagem no placar, os franceses mantiveram as boas viradas e fecharam em 15-10.

Provocação ou descontração?

Um fato curioso marcou o jogo, quando o time francês entrou em quadra com capacetes representando jogadores de futebol americano. Ao som da trilha da NFL, eles interpretaram uma jogada da modalidade encerrada com um touchdown.

Polônia fica com o bronze

Com uma tempestade de aces, a Polônia ficou o bronze da VNL 2022 vencendo a Itália por 3 sets a 0 (25-16, 25-23 e 25-20). O time da casa mostrou não ter superado sua derrota na semifinal contra a França e foi facilmente dominado pela experiência polonesa. O oposto Kurek foi o maior pontuador da partida, com 13 pontos.

Confira a classificação final da VNL masculina 2022:

🥇França

🥈Estados Unidos

🥉Polônia

4º Itália

5º Japão

6º Brasil

7º Irã

8º Países Baixos

9º Argentina

10º Eslovênia

11º Sérvia

12º Alemanha

13º China

14º Bulgária

15º Canadá

16º Austrália

1 Comentários

  1. A finalíssima da VNL edição 22, foi realmente muito disputada por EUA e frança, no entanto vi os defeitos e qualidade de ambos, que para mim não são imbatíveis, pois o jogo foi definido em detalhes, tais como decisão e concentração.
    Já no mundial daqui a um mês todos se reúnem para essa competição aínda mais difícil e cobiçada, e o BR tem a chance de fazer história, ou seja, terá novamente os mesmos adversários e jogadores pela frente, e espero ver o Brasil bem melhor
    Nos aspectos concentração e decisão.
    Enfim,coloco 🇨🇵🇺🇲🇧🇷🇵🇱 como dignos postulante ao título, e o Br precisa vir com o que tem de melhor pra poder fazer a final contra qualquer seleção e vencer.
    👁️🤞😃

    ResponderExcluir
To Top