Eslovênia, República Tcheca e China vencem na etapa de Chamonix da Copa do Mundo de Escalada Esportiva

© Lena Drapella/IFSC

Terminou neste domingo (10), mais uma etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, disputado em Chamonix, na França. A competição contou com eventos nas modalidades Lead e Velocidade, teve em seus vencedores atletas da Eslovênia, República Tcheca e China.


Lead


Adam Ondra voltou a mostrar a sua excelente técnica de escalada em uma etapa de copa do mundo, após algumas ausências. O tcheco, que é considerado um dos melhores escaladores do mundo, venceu a etapa de Chamonix. Na final, Ondra, alcançou o ponto 39+, muito perto do topo da competição, e garantiu o ouro. O segundo lugar ficou com o japonês Taisei Homma, que chegou no mesmo ponto, mas com um tempo maior que o tcheco.


O terceiro lugar ficou com o estadunidense Sean Bailey, que alcançou o ponto 29+, juntamente com o esloveno Luka Potocar, e o alemão Yannick Flohé. Contudo, Bailey também foi favorecido por ter conquistado um tempo menor, e levou a medalha de bronze.


Na competição feminina, a campeã olímpica Janja Garnbret voltou a vencer, após conquistar a última etapa da Copa do Mundo, disputada em Villars, na Suíça. Mas, desta vez, ela precisou ser veloz para garantir o título, já que as quatro primeiras colocadas da etapa alcançaram o topo da parede. Como nas disputas do masculino, a decisão das medalhas foi definida por tempo. Assim, Laura Rogora, da Itália, acabou com a prata, e Seo Chaehyun, da Coreia do Sul, levou o bronze.


Velocidade


Como aconteceu na última etapa de copa do mundo, a China voltou a dominar o evento de velocidade. Jinbao Long, da China, foi constante durante toda as fases da competição de velocidade, e não teve muitos problemas para vencer o espanhol Erik Cardona, na final.

A disputa pelo bronze ficou entre os indonésios, Aspar Aspar, e Veddriq Leonardo. Melhor para Aspar, que venceu a disputa. Contudo, o destaque da Indonésia na etapa foi, novamente, Kiromal Katibin, que marcou um novo recorde mundial da prova, com o tempo de 5,0 segundos.


Na competição feminina, Lijuan Deng, da China, também teve uma performance consistente durante a competição, e com direito a novo recorde asiático na final, faturou o título do evento. Ela venceu a polonesa Aleksandra Kalucka, que levou a prata. O bronze, novamente, foi disputado entre duas atletas da Indonésia, Desak Dewi, e Rajiah Sallsabillah. Desak levou a melhor, e ficou com a medalha de bronze.


O Brasil esteve presente na competição com cinco atletas, todos no evento de Lead. Felipe Ho, Mateus Bellotto, Rodrigo Hanada, Bianca de Castro e Mariana Correia. Essa última não competiu. A próxima etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, acontecerá em Briançon, França, nos dias 22 e 23 de Julho, valendo apenas na modalidade Lead.

Postar um comentário

To Top